Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2015

FAMÍLIA, PEQUENA IGREJA


O Concílio Vaticano II chama a família de “pequena igreja”. Igreja significa: pessoas que se reúnem ao chamado de Deus para orar, para ouvir a Palavra, entendê-la, meditá-la, conformar a vida com ela, agradecer, pedir.
Para ser pequena igreja, a família, isto é, o pai, a mãe e os filhos e eventualmente outras pessoas devem reunir-se freqüentemente com Deus, todos os dias até.
A pequena igreja que é a família relaciona-se necessariamente com a Igreja maior que é a comunidade paroquial, que é constituída por todas as pequenas igrejas que são as famílias. 
A perseverança das famílias como pequenas igrejas depende da sua união com a Igreja maior que é a casa de Deus e casa comum de todos os filhos e filhas de Deus.
Nenhuma família pode ser igreja sozinha. Ninguém pode ser igreja sozinho, porque igreja é termo coletivo. Não se pode chamar de colmeia uma abelha, assim como um rebanho não é constituído por uma só ovelha.
O desejo de Jesus é que haja um só rebanho conduzido por um só pastor, que é ele mesmo, ajudado por muitos outros que, em comunhão, conduzem o rebanho para boas pastagens e águas tranquilas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário