Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

domingo, 4 de julho de 2010

JUBILEU DE OURO - BIOGRAFIA (Monsenhor Estanislau Polakowski)


Nasceu na Colônia Murici, município de São José dos Pinhais, no dia 15 de outubro de 1933. Seus pais: José Polakowski e Helena Falarz Polakowski; ele, alfaiate; ela, dona de casa.
Foi batizado na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Murici, pelo Padre Estanislau Cebula, no dia 21 de outubro de 1933. Ainda criança, como era costume, recebeu o sacramento da Crisma na Matriz de São José dos Pinhais, no dia 8 de junho de l934, das mãos de Dom Daniel Hostin, Bispo de Lages. Naquele dia, conforme registros, foram crismadas muitas crianças.
Pouco tempo depois, já enriquecida com três filhos - Eugênia, Isabel e Terezinha (viriam depois Geraldo, Tarcisio, Wanda e Eufrazio Luiz) - a família transferiu-se para a cidade de São José dos Pinhais, morando inicialmente em casa alugada e, a seguir, em casa própria, na rua que atualmente é a Avenida Rui Barbosa. Ali Mons. Estanislau passou a sua infância, com alguns sobressaltos na saúde.
Com quase oito anos de idade, aos 27 de julho de 1941, fez a sua Primeira Comunhão na Igreja Matriz de São José dos Pinhais. A seguir, foi convidado pelo Pároco Padre José para ser coroinha, e fez parte da Cruzada Eucarística, associação para crianças.
Fez o Curso Primário de cinco anos na Escola Paroquial São José, sob a orientação das Irmãs de São José.
Com 13 anos - no dia 5 de fevereiro de 1947 - ingressou no Seminário Menor São José, em Curitiba, onde atualmente a Cúria da Arquidiocese tem a sua sede. Pouco tempo depois o Seminário Menor foi transferido para o bairro “Seminário”, onde o então Arcebispo Dom Ático Euzébio da Rocha mandou construir um amplo edifício, hoje cedido para o Colégio Positivo. Ali Mons. Estanislau concluiu o Curso Ginasial e Colegial (6 anos). Ao término dos cursos, juntamente com os colegas de turma Antonio Carlos e José Maria Baggio e Diniz Mikosz, em cerimônia solenizada, recebeu a batina.
Em fins de janeiro de 1953, com os seus colegas, partiu para a
Capital de São Paulo onde, no Seminário Central do Ipiranga, fez o Curso de Filosofia (3 anos) e o primeiro ano incompleto de Teologia. Em 12 de fevereiro de 1956, das mãos de Dom Vicente Zioni, recebeu a Primeira Tonsura.
No dia 24 de setembro de 1956, dia de Nossa Senhora das Mercês, junto com o colega Diniz Mikosz e outros seminaristas de diversas dioceses do Brasil, embarcou em navio, no Porto de Santos, para Roma, ali chegando no dia 7 de outubro, dia de Nossa Senhora do Rosário, retomando e concluindo o Curso de Teologia na Universidade Gregoriana e residindo com mais de cem companheiros de ideal no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Recebeu as Ordens Menores de Ostiário e Leitor, Exorcista e Acólito nas Têmporas do Advento de 1957 e 1958.
A 19 de julho de 1959, das mãos de Dom Manoel da Silveira D’Elboux, quando da Ordenação Sacerdotal dos irmãos Antonio Carlos e José Maria Baggio e da Ordenação Diaconal de Eugênio Mazarotto, recebe o Subdiaconato e nas Têmporas do Advento desse mesmo ano, o Diaconato.
No dia 3 de julho de 1960 é ordenado Sacerdote em Roma, por Dom Inácio Del Monte, Bispo Diocesano de Guaxupé, Minas Gerais. Presbítero assistente, na ocasião, foi o já Padre Diniz Mikosz, na Capela da Casa Mãe dos padres do Sagrado Coração de Jesus.
Voltando ao Brasil, é designado pelo Sr. Arcebispo Dom Manoel para Vigário Paroquial da Catedral de Curitiba, ao lado do Pároco Mons. Isidoro Mikosz.
No dia 13 de novembro de 1960 celebra a sua Primeira Missa Solene na Matriz de São José dos Pinhais, com a presença do Sr. Arcebispo, sendo Pároco da Comunidade o Padre Pedro Fuss.
Em janeiro de 1962 é convidado a fazer parte da equipe de formadores do Seminário Menor São José, de Orleans, onde, por seis anos, exerceu o cargo de prefeito dos menores. De 1967 a 1973 assume a Obra das Vocações e o Departamento Regional de Vocações. Em 28 de janeiro de 1974 é nomeado por Dom Pedro Fedalto, Pároco da Comunidade de São Nicolau e Santa Luzia e, no dia 26 de janeiro de 1986 é transferido pelo mesmo Arcebispo para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde se encontra, celebrando o seu Jubileu de Ouro Sacerdotal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário