Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Haec est Domus Dei et Porta Coeli

Em muitas igrejas antigas, no pórtico de entrada ou em lugar de destaque no interior do templo, estão escritas estas palavras latinas, cuja tradução é: "ESTA É A CASA DE DEUS E A PORTA DO CÉU".
Sendo a "Casa de Deus", nela reinava o mais absoluto silêncio, quebrado somente para a oração em comum ou pelo sacerdote, quando celebrava a Santa Missa, servido pelo seu coroinha. No mais, se alguma conversa havia fora das celebrações, era somente o necessário e, mesmo assim, aos sussurros.

A Missa era em latim. O povo nada entendia; aliás, a oração do sacerdote era entre ele e Deus. Algumas vezes ele se voltava ao povo para lhes dizer, em latim, que o Senhor estava com eles e que orassem para que o seu sacrifício fosse aceito por Deus. Era o coroinha quem, em nome do povo, também em latim, mas decorado, respondia.

De fato, o povo mais assistia à Santa Missa do que dela participava. Mas assistia com fé e devoção, e pelo soar da campainha do coroinha, sabia quando era o "Sanctus" ou a consagração, e ficava praticamente todo o tempo de joelhos. À hora do Evangelho, punham-se de pé. À hora da comunhão, aproximavam-se da mesa. O coroinha ajudava o sacerdote segurando a patena sob o queixo de cada fiel comungante, para não permitir que se perdesse a menor partícula da hóstia consagrada. O povo, que ia à igreja com a melhor roupa que tinha, voltava para casa feliz e revigorado na fé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário