Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Esta é a Casa de Deus

O Esaú da Bíblia tinha trocado com Jacó, seu irmão, o direito da primogenitura por um prato de lentilhas. Sentindo sua vida chegar ao fim, Isaac, o pai, quis dar a bênção ao filho primogênito que, para ele, era Esaú, mas para a mãe Rebeca, que sabia da troca, era Jacó. Além do mais, Esaú, com a idade de quarenta anos, tomou como esposas duas mulheres hititas, povo estranho, o que desagradou muito a Isaac e Rebeca.

Quem se apresentou para oferecer ao pai Isaac a última refeição antes da bênção foi Jacó. Isaac estava cego, parecia-lhe ouvir a voz de Jacó, mas apalpando os seus braços, reconheceu ser Esaú. Isaac alimentou-se com a suculenta refeição preparada por Rebeca e tomou vinho. Então Isaac disse-lhe: "Aproxima-te, meu filho, e beija-me". Isaac sentiu o perfume de suas vestes, que eram as de Esaú, e o abençoou nestes termos: "Deus te dê o orvalho do céu e a gordura da terra, uma abundância de trigo e de vinho! Sirvam-te os povos e prostrem-se as nações diante de ti! Sê o senhor dos teus irmãos, e curvem-se diante de ti os filhos de tua mãe! Maldito seja quem te amaldiçoar e bendito quem te abençoar" (Gn 27, 26-29).

Acabara Isaac de abençoar Jacó quando entrou Esaú, o filho primogênito que havia trocado por um prato de lentilhas os direitos de primogenitura, apresentando ao pai uma não menos suculenta refeição que ele mesmo preparou. Aí, tanto o velho pai Isaac quanto o filho Esaú ficaram sabendo da "fraude" de Jacó. Mas a bênção lhe fora dada e não podia voltar atrás. Enfurecido contra seu irmão, Esaú, cheio de ódio, diz: "Virão os dias do luto de meu pai, e matarei meu irmão Jacó" (v. 41).

Isaac nada sabe do projeto de vingança de Esaú contra seu irmão Jacó. Sabe-o, entretanto, a mãe Rebeca, que recomenda ao filho: "Teu irmão Esaú quer matar-te para se vingar de ti. Escuta-me, pois, meu filho: vai, foge para junto de Labão, meu irmão em Haran. Fica lá algum tempo até que se acalme a cólera do teu irmão".

Para dar ao velho Isaac a razão da viagem de Jacó, Rebeca lhe dá outro motivo. Disse-lhe que estava desgostosa da vida por causa das filhas de Het, antepassado dos hititas, povo que não era semita. Se Jacó se casar com uma delas, para que ainda viver!

Isaac chama Jacó, abençoa-o e lhe dá esta ordem: "Não desposarás uma filha de Canaã. Mas vai a Padan-Aran, à casa de Batuel, pai de tua mãe, e escolhe lá uma mulher entre as filhas de Labão, irmão de tua mãe". E disse mais: "Deus poderoso te abençoe, te faça crescer e multiplicar, de sorte que te tornes uma multidão de povos. Que ele te dê, como também à tua posteridade, a bênção de Abraão, a fim de que possuas a terra onde moras e que Deus deu a Abraão".

Esaú viu que seu pai havia abençoado Jacó e o tinha enviado a Padan-Aran para aí escolher uma mulher por esposa, e lhe proibia desposar uma filha de Canaã. Compreendendo que as filhas de Canaã não eram bem vistas pelo seu pai, por despeito foi à casa de Ismael, filho de Abraão e da escrava Agar, e tomou por mulher, além daquelas que já tinha, a Maelet, filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nabaiot.

Enquanto isso, Jacó partiu de Bersabeia, tomando o caminho de Haran. Chegou a um lugar, e ali passou a noite. Serviu-se de uma pedra como travesseiro. Dormiu e teve um sonho:

Via uma escada que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam pela escada. No alto estava o Senhor, que lhe dizia; "Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaac; darei a ti e à tua posteridade a terra em que estás deitado. Tua descendência será tão numerosa como os grãos de poeira no solo; tu te estenderás para o ocidente e para o oriente, para o norte e para o meio-dia, e todas as famílias da terra serão benditas em ti e em tua posteridade. Eu estou contigo, para te guardar onde quer que fores, e te reconduzirei a esta terra. e não te abandonarei sem ter cumprido o que te prometi".

Jacó, despertando de seu sono, exclamou: "Em verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia! Quão terrível é este lugar! É nada menos que a casa de Deus, é aqui a porta do céu".

No dia seguinte, pela manhã, tomou Jacó a pedra sobre a qual repousou a cabeça e a erigiu em monumento, derramando óleo sobre ela. E deu o nome de Betel a este lugar, isto é, Casa de Deus. (Gen 27-28).



Nenhum comentário:

Postar um comentário