Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

Domingo, dia do Senhor!

Não tenho tempo!

Um ano de 365 dias tem 8.760 horas. Se você participa da Santa Missa todos os domingos e dias santificados do ano, você gastará não mais que 60 horas. Sobrar-lhe-ão 8.700 horas.
Se todos os dias do ano você fizer oração durante 5 minutos, gastará aproximadamente 30 horas. Sobrar-lhe-ão ainda 8.670 horas. Ao todo você consagrará a Deus por volta de 90 horas anuais. Já será alguma coisa. Mas veja bem o contraste entre as horas que ficam para você e as horas que ficam para Deus. Isto sem falar que você deveria dedicar algum tempinho para a leitura Bíblica, livro que Deus escreveu para a gente ler, estudar, rezar, meditar.
As horas que você dá a Deus são certamente abençoadas porque bem aplicadas; elas terão um peso e um valor importante no dia do julgamento. E as outras 8.670 horas? - Ficam em suas mãos. Que risco! Que responsabilidade! São como uma enorme fortuna que você tem em mãos e que você pode perder ou que lhe pode ser roubada. É necessário aplicar essas 8.670 horas de cada ano da melhor maneira. Um dia malbaratado são 24 horas jogadas fora; até o próprio descanso perde o valor. 
Há uma só maneira de valorizar o tempo e as horas: fazendo sempre o bem. Portanto, fugindo do mal, cumprindo o dever, observando os Mandamentos da Lei de Deus, vivendo os ensinamentos de nosso Senhor e Mestre Jesus e, sobretudo, o preceito do amor, da caridade que haverá de se manifestar na bondade, na humildade, na simplicidade, na pureza, na modéstia, na compreensão, na disponibilidade, na paz, na misericórdia, no perdão.

Um par de jovens encontra-se

e, como dizem, "gostam-se", o que lhes parece ser amor e indício seguro de que foram feitos um para o outro e, portanto, devem casar-se. Casam-se. Os primeiros meses são de euforia. Vem o primeiro filho que lhes parece fruto de um milagre esperado por eles. O casal está em escensão. Tudo, parece, corre às mil maravilhas. Mas, colocando já, nas alturas do firmamento o balão cheio de felicidade e que deveria subir mais e sempre mais até o infinito, enchendo-se mais e mais de verdadeiro amor, o balão começa a vacilar e dar mostras de que o casal vai enfrentar uma turbulência, daquelas normais da vida de qualquer casal e até necessárias para testar o valor de sua fidelidade e aquilatar a pureza do seu amor. Se o amor é verdadeiro e está firmado no amor de Deus, o susto passará e haverá bonança, o amor mútuo será mais maduro e terá havido experiência bem aproveitada para outras borrascas, vendavais, tempestades. Se o amor for daqueles que, no fundo, é puro egoísmo, ou amor misturado com egoísmo, sobrevêm as primeiras decepções, os primeiros furos no balão e, se eles não forem consertados em tempo, vão perder altura, vão se desentender, vão brigar o que não deveria acontecer quando um, dois ou mais filhos nada tem a ver com o problema dos pais, antes, tem todo o direito de verem os pais viverem juntos e em paz. O balão se precipita e a ruína do casamento pode ser total.
Valeu enquanto havia amor? 
Que amor é esse que acaba?

Novos pensamentos:

"O que sobra de cada massacre é a constatação da incapacidade do homem em se manter civilizado." (Carlos Heitor Cony).

************

"Colocamos no quarto dos fundos as pessoas que envelhecem." (C. Carvalho).

*************

"O mistério não é um muro onde a inteligência esbarra, mas um oceano onde a gente mergulha". (Pe. Roque Schneider).

************

A Deus o melhor; o primeiro e não o último, as primícias e não as sobras.

************

Morrer é ir ao encontro de Deus. Temos uma vida toda para nos preparar para este momento feliz.

************

Se Maria não é a mãe de Deus, tampouco Deus se fez homem.

************

Somos o nada que por milagre de Deus foi chamado à existência.

************

Conhece-se a educação que um governo dá a seu povo pelo número de leis.

************

Se os cristãos não se unirem por bem, com o tempo a necessidade vai obrigá-los a isso.

************

Só ressuscita quem morre.

************

"O que ficou da vida

de Cristo, foi o corpo pregado na cruz; na solução final de um drama que teve dolorosas etapas preliminares. Como símbolo para sua fé, a cristandade não escolheu açoitado, nem conberto de espinhos, o Cristo caído diversas vezes a caminho do calvário. O símbolo final e assombroso de seu sacrifício foi o seu próprio corpo pregado na cruz. E, por extensão, a própria cruz, nua bastante, que até hoje assinala o túmulo dos que acreditam nele, a mesma cruz que é traçada na testa dos cristãos que nascem e dos que morrem". (Carlos Heitor Cony)

Aceite as correções

com uma sincera gargalhada para desinibir quem lhe chamou a atenção, e agradeça.

O tambor faz um grande barulho, mas é vazio por dentro (Barão de Itararé)

Quanto mais leis

para regulamentar a vida em sociedade maior precisa ser o número de fiscais e policiais. Não é esse o caminho para uma sociedade feliz. Saimos de carro...leis; andamos na cidade...leis; fazemos compras...leis; precisamos de água, luz, telefone...leis; entramos como sócios num clube...leis, e assim por diante. Uma coisa estancaria essa enxurrada de leis: a educação, não apenas aquela que muitos governos entendem: escola para todos, que todos os cidadãos saibam ler e escrever; erradicação do analfabetismo, isto seria educação e cultura. A educação tem que ser mais ampla e profunda e o bom exemplo deveria começar de cima, do Presidente da República dos seus ministros, senadores e deputados, dos governadores, seus secretários e deputados, dos prefeitos e vereadores, passando por toda a população da nação até os mais afastados rincões, até a mais humilde choupana, educação que acabaria com toda desigualdade gritante. Não basta a educação escolar ou universitária; é imprescindível, necessária, a educação moral e religiosa compendiada nos Dez Mandamentos da Lei de Deus que ensinam o respeito à vida e às pessoas e que condenam a morte violenta; o respeito à autoridade e o desvelo pelos subalternos; o respeito à propriedade também pública e a condenação do roubo, da ganância cometidos por aqueles que se sentem fortes porque tem dinheiro ou fortes porque tem nas mãos o dinheiro do povo; o respeito à sexualidade, ao casamento, à família...Os Dez Mandamentos da Lei de Deus seriam suficientes, se observados por todos para uma vida feliz na família e em sociedade. Que fiscais e policiais procurassem outra profissão, porque cada pessoa seria o seu próprio fiscal e policial. Utopia?

Se se resolvessem todos os problemas

a solução deles criaria outros. Exemplo: se se colocarem na prisão todos os ladrões, assaltantes e sequestradores, as firmas de segurança irão à falência criando um sem número de desempregados que, para sobreviverem passarão a roubar, assaltar, sequestrar...

Aos pastorinhos em Fátima

Nossa Senhora pediu que rezassem o Terço todos os dias, que fizessem penitência e oferecessem sacrifícios pela conversão dos pecadores. Pecadores todos somos, mas alguns são empedernidos no mal e precisam de atenção especial da nossa parte. Se Nossa Senhora pede isto para crianças e elas atendem-na, com muito mais razão e insistência ela pede para nós, adultos. As crianças são inocentes e não pecam. Nós, adultos, pecamos e precisamos de regeneração.

Pelo fato de sermos criaturas

frágeis e falíveis, temos necessidade do amparo da lei. Os dez mandamentos são a nossa segurança. Eles são a base da paz na vida pessoal, na família e na sociedade.

O contacto com Deus

é imprescindível para o ser humano. Todos devem estar conscientes de que dependem dele não apenas como Criador e Senhor, mas sobretudo como Pai. O bom filho, a boa filha conversam todos os dias com o pai. O bom pai procura conversar com os filhos todos os dias. Deus procura o diálogo com o ser humano, mas este nem sempre aceita. Deus, como pai compreensivo, tem paciência e espera.

Se "Time is money,

perde-se muito dinheiro passando-se horas em filas de bancos. Somando as horas de todas as pessoas que, na fila aguardam atendimento, dá muitas horas e muito dinheiro perdido. Tempo perdido em bancos é uma contradição". A quem interessa isto? Ao banco, é evidente, porque a perda de tempo dos clientes é o seu lucro.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

"A libertação das angústias da coisa pública (res publica), foi um dom de Deus para a Igreja" (Paulo VI)

7 de Setembro de 1822.

No ano 2013 o Brasil comemorou 191 anos da sua independência. Vale recordar o dia 7 de Setembro de 1822 quando Dom Pedro I estava de viagem a São Paulo e recebeu correspondência de Leopoldina e José Bonifácio contando que Portugal o rebaixava a mero delegado das Côrtes. Na carta, ele foi informado que, além dos 600 soldados lusos já desembarcados na Bahia, mais 7.000 estavam em treinamento para consolidar o domínio português no Norte do Brasil. Pedro I contou as novidades aos que o acompanhavam, desembainhou a espada e disse: "Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro fazer a liberdade para o Brasil. É tempo. Brasileiros, a nossa divisa hoje em dia será independência ou morte! Estamos separados de Portugal!" E o grupo inteiro seguiu às pressas para São Paulo, onde a notícia se espalhou rapidamente. 
"O Brasil pagou dois milhões de libras a Portugal pela independência", assim conta a história.

Todo cristão deveria conhecer sua religião

como conhece sua profissão. Valeria também a recíproca: deveria conhecer a sua profissão como conhece a sua religião?

Há pessoas que fazem confissão todos os dias.

e até várias vezes ao dia, só que dos pecados dos outros, supostos, é evidente. Hipocrisia e covardia qualificada.

Ninguém dá o que não tem e, se não tem é porque não recebeu.

A educação da mocidade hodierna a gente a vê com tristeza, por exemplo nos ônibus. Ninguém, são raras e preciosas as excessões, quase ninguém dos meninos e meninas, adolescentes e jovens cede seu lugar a pessoas de idade avançada que, embora ganhem passagem gratuíta se vêm obrigadas a ficar de pé agarrando-se fortemente aos apôios para não cair. No caso, ninguém dá o que não tem e, se não tem é porque não recebeu, mas devia, tinha o direito de receber em casa, de seus pais e, dos professores na escola.

"Como um cão que volta ao seu vômito, tal é o insensato que repete sua asneira". (Prov. 26,11).

As pessoas se achegam com mais confiança do médico para serem curadas de seus males corporais que do sacerdote para serem curadas de seus males espirituais, das doenças de seus pecados. Com o médico elas tem vontade e até grande desejo de serem curadas e, para tanto, tomam a medicação que lhes é receitada, fazem os exames requisitados e, tem que esperar algum tempo, por vezes longo, até que se sintam restabelecidas. Vale notar que, em tudo isso, vai um bom dinheiro. Para se curar de suas chagas e males espirituais causados pelos pecados, basta que se arrepenadam de suas transgressões aos mandamentos divinos que é o que causa todo aquele mal-estar interior e tenham o propósito de não voltar ao pecado. Do contrário "como um cão que volta ao seu vômito, tal é o insensato que repete sua asneira". (Prov. 26,11). Se estiver nestas boas disposições, acreditando no perdão de Deus e querendo recebê-lo, ele tem no sacramento pelo Senhor preparado para tais situações, a certeza do perdão e a cura definitiva do seu mal, na hora, sobrando-lhe apenas os resquícios dos quais irá se purificando aceitando e levando a cruz de cada dia e vivendo em paciente caridade com seus irmãos. O médico divino, Jesus, no sacramento do perdão, da reconciliação e da paz, poucos procuram, infelizmente.

A arte de ser criança.

"Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino de Deus". Jesus não disse: "Se não vos tornar-des crianças", mas "como crianças". Então os adultos podem tornar-se como crianças, aliás, devem, se quiserem ser admitidos no Reino do Céu.

A terra

não há mais lugar nela para se morar. Quem tem um lote, uma casa, uma pequena propriedade, tem. Quem não tem, mora em casa alugada, em favela, ou debaixo da ponte, porque o resto é dos poucos grandes proprietários.

O sonambulismo

é provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, e ocorre com mais frequência entre crianças de 3 a 10 anos. Trata-se de um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens noturnas de um sono mais profundo para uma mais superficial. As funções motoras despertam, enquanto a consciência continua dormindo. O sonâmbulo se movimenta, mas não sabe o que está acontecendo. 
(Gaz. do Povo, Setembro de 2002).

O rio Amazonas

é o maior do mundo em volume de água. Em menos de meio minuto de vazão, poderia saciar a sêde de todos os habitantes do mundo. Ele despeja no Atlântico 175 milhões de litros de água por segundo, o que em um dia representaria mais do que tôda a vazão de um ano do Tâmisa, na Inglaterra. (Gaz. do Povo, 22.08.02).

Novos pensamentos:

"De tanto triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir da honra e a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa).

************

O mistério da iniquidade é bem profundo e insondável. Como é possível que seres racionais optem livremente odiar a Deus por toda a eternidade?

************

Um nome singular que se tornou plural e coletivo: Israel.

************

Você tem mais merecimento quando cumpre o seu dever e faz o bem por amor de Deus e dos homens e não recebe agradecimento.

************

Uma pessoa séria, quando brinca não é levada a sério. Uma pessoa brincalhona quando fala sério, é levada na brincadeira.

************

"Durante toda a vida é preciso aprender a viver". (Sêneca)

************

"Educai as crianças e não será preciso punir os homens". (Pitágoras).

************

Pensamos que os santos são pessoas loucas e nós os acertadinhos.

************

A consciência dos governantes não tem crivo, é um buraco. Se um rouba, os outros não deixam por menos.

************

"O meu coração é tão pequeno que nele não cabem nem as  minhas dores". 
(Carlos Drumond de Andrade).

************
 

A calúnia "é como carvão: quando não queima, suja".

Os santos

estão acima das mediocridades humanas. Para eles não interessam as fofocas, as críticas, as perseguições, o que os outros pensam deles. Eles estão num nível superior, daí porque não revidam ao que vem de baixo; simplesmente perdoam, porque são almas nobres.
A sua vida e tudo o que fazem transcorre dentro do Espírito de Deus, e também tudo o que suportam.

sábado, 14 de setembro de 2013

Domingo, 15 de Setembro de 2013.











NOSSA SENHORA DAS DORES.



Pérolas de pensamentos...

"A árvore, quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira". (Provérbio árabe).

************

"Somos mais inteligentes todos juntos do que cada um sozinho".

************

"Aqueles que conservam sua paz interior em meio ao tumulto da vida, estão imunizados contra as doenças nervosas". (Alexis Carrel).

************

"Na escuridão ficamos sozinhos: nem a sombra nos acompanha".

************

O homem verdadeiramente homem é quando a ausência de pecado e a presença de Deus em seu coração o mantém moralmente em pé.

************

Quem controla as suas palavras é sábio, e, quem mantém a calma, mostra que é inteligente". (Prov. 17,27).

************

"Não sabem o que perdem aqueles que não escutam o silêncio".

************

Os tagarelas são os mais discretos dos homens; falam, falam e não dizem nada. (D'Hondedot).


Em outra rádio...

ouvi hoje, parte de programa de outra igreja evangélica, no qual a locutora convidava todas as pessoas com algum problema, sobretudo de saúde, para que comparecessem na igreja para receberem o óleo abençoado pelo pastor fulano de tal, que tem o condão de curar o que pela medicina é incurável e, se é incurável é porque o demônio está por trás dessa doença. Dizia ainda a locutora que, além de curar as doenças mais difíceis, o óleo perdoa os pecados, porque isto está na Bíblia. -Sem comentários!

Ouvi hoje numa rádio

protestante, uma intervenção telefônica no programa, de uma ouvinte que dizia: Depois que passei a frequentar a Igreja (evangélica ou protestante), a minha vida mudou enormemente para melhor; paguei minhas dívidas, acabaram-se as doenças e outros problemas. Hoje as bênçãos que recebo de Deus vão se multiplicando. Aí o pastor que dirigia o programa interveio dizendo: 
É isso aí! Você dá à Deus e Ele lhe devolve em dobro! Aconteceu como a multiplicação dos pães, milagre operado por Jesus: 
o menino deu à Jesus os seus cinco pães e, no fim, quando todos estavam satisfeitos, levou doze cestos de pães para sua casa!


Há pessoas que guardam como uma espécie de jóia as ofensas recebidas no passado.

"O crime

medra mais facilmente quando a degradação das condições econômicas e sociais lança setores significativos da população na exclusão e marginalidade".

Diferença de salário.

"Eu quero lhe mostrar
a diferença de salário
do nobre deputado
para o pobre operário.
O nobre deputado
com seu salário compra
mansão, apartamento,
granja no interior,
casa na praia,
carro zero importado,
telão incrementado,
DVD, computador;
com o que sobra
ele pega a família
e vai, que maravilha,
passear no exterior".
(Cajú, Castanha)

Tem muita gente honesta neste país, só não se identificam para não ficar de fora se aparecer um bom negócio. (Luiz Fernando Veríssimo).

"Ser Pai

é estar presente (mesmo que seja à distância), é dar conselhos, pegar no colo, conversar, plantar e cultivar esperanças. Ser pai é sorrir, é chorar, ensinar, encontrar em apenas um olhar o verdadeiro sentido de amar".

"O pai


traz o mesmo nome do Pai eterno, ele tem algo de Deus. Vemos aqui a dimensão divina incorporando-se à dimensão humana. Pai você tem algo de Deus. Sinto orgulho de ser seu filho, e quero corresponder, oferecendo-lhe uma prece. Peço a Deus que o abençoe".

As tentações

pequenas ou grandes são tentativas de rasteira que nos quer aplicar o demônio para que percamos o prumo, tropecemos ou caiamos. Por nada no mundo lhe demos esta alegria diabólica. As tentações são oportunidades para um bom exercício espiritual, oportunidade para fortalecimento e crescimento espiritual.

Muita gente observa

mais a lei dos homens do que a lei de Deus. É que os homens tem fiscais e policiais, e Deus não tem. O único policial que cada um tem é a própria consciência que pode ser lograda ou amordaçada. Mas há um tribunal no fim da vida e no fim dos tempos.

Quem diz que não vai à missa porque é sempre a mesma coisa, não é a missa que é a mesma coisa, mas ele mesmo que não muda.

Quando se acusa alguém

não se deve fazer isto sem a presença do acusado para que tenha ocasião de justificar-se, reconhecer o êrro, ou defender-se, do contrário será uma injustiça e covardia. Se um pastor protestante, como tem acontecido ultimamente, acusa a Igreja Católica apresentando seus pecados reais ou imaginários na presença exclusiva de seus fiéis em ambiente fechado, fatalmente eles darão crédito à versão pessoal do pastor. Se entre esses fiéis houver alguém que raciocine um pouco, perguntar-se-á: será que a Igreja Católica foi capaz de tantas mentiras, erros e barbaridades? Não seria bom e necessário consultá-los sobre a verdade de todas essas acusações? É ousadia descabida e insensata querer desmoralizar uma instituição quase bimilenar e colocar no chinelo os mais de um bilhão de católicos do mundo, desconhecendo que a Igreja Católica tem dezenas de universidades de Teologia e Estudos bíblicos entre outras por esse mundo afóra e, dentro dessas universidades centenas de professores especialistas no assunto. O precipitado pastor não foi beber a água pura e límpida da fonte, bebeu água da sargeta (jornais, revistas sensacionalistas) onde muita gente cospe, escarra e os meninos fazem xixi e a oferecem aos fiéis como boa e verdadeira e a tomam e até aplaudem, dando glórias a Deus.

Há católicos que

uma vez, real, ou supostamente ofendidos por alguém da Igreja afastam-se da comunidade de maneira radical: afastam-se simplesmente, somem, desaparecem e passam a frequentar outra comunidade, participando ali como meros visitantes, uma vez que não se engajam em nada. Outros vão até mais longe: abandonam a prática da religião ou mudam de religião. A maior parte dos católicos que assim procedem, fazem isto pelos motivos acima mencionados ou por outros motivos meramente sentimentais e, normalmente passam a tecer críticas à Igreja Católica da qual nunca foram verdadeiros filhos, mais por ignorância do que por maldade. Em quase todas as famílias, acontecem, de vez em quando, discussões e desentendimentos entre os irmãos, mas a força do sangue os mantêm unidos sobo mesmo teto. Quando estas coisas acontecem na Igreja, o sangue da família que é o de Jesus não consegue, tornando infrutífera a oração de Jesus: "Pai, que todos sejam um, como nós somos um...a fim de que o mundo creia que tú me enviaste". Com tal procedimento, o mundo não crê. De quem é a culpa? Como deve proceder o católico diante de injustiças, críticas maldosas, incompreensões de seus irmãos na fé?