Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Homilia - A redenção está próxima. Primeiro Dom. Advento. - Ano C

1 - A palavra "redenção" significa resgate, no nosso caso redenção ou resgate da humanidade por Jesus Cristo. O resgate implica um preço. Jesus pagou este preço pela libertação dos nossos pecados que nos tornavam escravos do demônio e o preço foi o seu sangue derramado, a sua vida. Daí nos dizer o apóstolo Pedro: "Vós sabeis que não é por bens perecíveis como a prata e o ouro que tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver mas pelo precioso sangue de Cristo" (1Pd. 1, 18). Não podemos menosprezar tão alto preço pela nossa salvação. Se o Filho de Deus se fez homem para impedir o perigo da nossa condenação eterna é que necessitávamos de um redentor assim, ao mesmo tempo em que ele nos prova, de maneira tão real o seu amor para conosco: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos" (Jo. 15, 13). Dar a vida pelos amigos é difícil, mas não tanto; mas dar a vida pelos pecadores é o máximo do amor. Diz-nos o apóstolo Paulo: "Eis aqui uma prova brilhante do amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós". (Rom. 5, 8).
2 - Estamos nos preparando para celebrar com alegria este grande acontecimento na história do mundo: O Natal, ou o nascimento do Filho de Deus que, sendo eterno, tem um começo como homem, em tudo semelhante a nós com exceção do pecado (Hb 4, 16). Ele se tornou cidadão do mundo, nosso concidadão no dia em que com Maria sua mãe e com José foi registrado nos livros da comarca de Belém quando da ordem do imperador Cesar augusto que determinava fossem todos os habitantes de seu império recenciar-se em sua cidade de origem (Lc. 2, 1-5).
3 - A igreja celebra com muita festa o aniversário de Jesus o Filho de Deus. Mas a festa da Igreja é na solene liturgia. É festa do coração, alegria interior que se manifesta de maneira singela através das leituras, orações e cantos. É uma festa cuja alegria transborda depois na reunião da família e na paz, aquela que Jesus trouxe ao nascer e que os anjos não se cansavam de repetir ao mundo, mas que só os pastores ouviam porque estavam com o coração aberto para Deus: "Glória a Deus nas alturas e, na terra, paz aos homens por ele amados, porque homens da boa vontade".
4 - Jesus no Evangelho (Lc. 21. 25 - 28. 34 - 36) fala sobre o fim do mundo que pode acontecer a qualquer hora. "Haverá sinais no sol, na lua, nas estrelas, As pessoas ficarão angustiadas e com pavor do barulho do mar, vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer. Então verão o Filho do Homem, isto é, Jesus, vindo numa nuvem com grande poder e glória, isto é, com tudo aquilo que ele é em sua grandeza. Os que estiverem preparados para esta hora deverão erguer a cabeça com satisfação e alegria porque sentirão que valeu a pena sofrer e sacrificar-se pela sua fé em Cristo, sentirão que a sua libertação está próxima.
5 - Jesus disse que esse dia cairá de repente sobre as pessoas que ficarem insensíveis a estes alertas por causa da gula e da embriaguez, aqueles que só pensam em comer e beber do bom e do melhor e por causa das preocupações materiais que tomam todo o tempo não dando espaço para dar atenção às coisas futuras, além desta vida; naquele dia terão surpresa desagradável, porque infelizmente, não haverá mais tempo. Jesus nos pede que vivamos em vigilância constante, isto é, sem pecado. E quando por fraqueza cometermos algum, quanto antes nos livremos dele pelo arrependimento e por uma confissão sincera. Vivendo na graça, na amizade de Deus, vivendo uma vida pura, seremos felizes quando o dia chegar, porque chegou nossa libertação. "É para que sejamos pessoas livres que  Cristo nos libertou" (Gl. 5, 1). "Portanto fiquemos firmes e não nos submetamos outra vez ao jugo da escravidão". A nossa vida neste mundo é provisória. A vida para além da morte é eterna. A vida para além da morte pode ser de salvação eterna ou de eterna condenação. Quem de nós quer a eterna condenação? - Ninguém!
Então andemos desde agora pelo caminho da salvação. É o que Jesus, nascendo em Belém, quer para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário