Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

Homilia - Todos os homens encontrarão Deus que salva - 2º Dom. Advento - Ano C.

1 - O advento é tempo de preparação para a vinda de Jesus que vem para salvar. Imaginem só quem vem para nos salvar: o próprio Filho de Deus. Deus não manda um anjo ou anjos; ele em pessoa vem até nós. As pessoas que endireitam os caminhos tortos da sua vida, procurando torná-lo um caminho plano e limpo e até ornamentado com as flôres das virtudes, são pessoas que se colocam em situação ideal para recepcionar com alegria o Cristo que vem. É um trabalho que exige algum esforço e renúncia, mas em compensação, a "espera pelos bens prometidos" é muito gratificante.
2 - Antes de Jesus vir ao mundo, Deus Pai envia os seus profetas, diversos no curso dos séculos, para manter viva a fé e a esperança de sua chegada na mente dos povos.
Deus em sua providência, pode demorar em cumprir as suas promessas, mas ele é fiel e não decepciona, mesmo aqueles que "desejaram ver e não viram" e mesmo nós que não vimos, mas acreditamos. "Felizes são os que não viram Jesus ressuscitado, mas mesmo assim creram". "A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ele nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo, com equilíbrio, justiça e piedade aguardando a manifestação de Jesus Cristo" (Tt. 2, 11 - 13).
3 - Chegou, porém, a hora em que Deus Pai envia o último de seus profetas, João Batista, chamado o precursor, o anunciador da boa nova: o salvador ainda não se manifestou mas ele já está no meio de nós; convertam-se para que seus pecados sejam perdoados, preparem o caminho do Senhor para que todos possam ver a salvação de Deus. A salvação que Jesus veio trazer é para todos, é uma salvação universal, ninguém está excluído dela. Mas não pensem os ricos que vão comprá-la com dinheiro, antes, terão a salvação dando pão aos famintos, vestindo os maltrapilhos, dando uma casa digna para os pobres, aplicando os seus recursos para os doentes que não tem quem os ajude, deixando para si apenas o necessário para viver. É preciso muita coragem, aquela coragem que vale a pena, para se desfazer do acúmulo de bens. Não deixou Jesus em segundo plano a sua condição divina para vir até nós, para nos salvar nascendo não num palácio mas numa gruta em Belém? Não se compra a salvação com dinheiro, mas com as boas obras, que são manifestação de fé. Somente assim as pessoas verão a salvação de Deus.
4 - Em nossa caminhada pelos caminhos de Deus, traçados por Jesus Cristo nos santos Evangelhos, nós não devemos parar e menos ainda encalhar, porque o tempo passa, o dia do juízo se aproxima e a eternidade é definitiva: ou com Deus ou sem Deus, ou a felicidade eterna ou a eterna desgraça. Somos nós que construímos o nosso futuro com a ajuda ou de Deus ou do demônio. Deus quer nos salvar, o demônio quer nos perder. Somos nós que fazemos a escolha indo pelo caminho largo da liberdade desbragada, dissoluta ou pelo caminho estreito dos mandamentos de Deus e dos conselhos de Jesus. Deus fez tudo para que sejamos salvos, não apenas o possível, mas também o impossível, mas somos nós que decidimos com a vida que levamos. 
Que o Natal de Jesus seja para todos nós, a festa da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário