Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Homilia - Alegrai-vos! O Senhor está próximo! Terceiro Dom. Adv. Ano C

1 - "Vós sereis o meu povo e eu serei o Senhor vosso Deus", palavras ditas por Deus a Moisés (Ex. 6,7) quando chamado para ser o libertador e condutor do povo de Israel, da escravidão do Egito rumo à Terra Prometida. Diversas vezes estas palavras foram repetidas para que Israel não esquecesse que era o Povo, entre tantos, escolhido por Deus. Todo Povo bem organizado tem a sua constituição ou forma de govêrno com seus estatutos e suas leis. "No monte Sinai, Deus revelou seu nome a Moisés (Ex. 3), fez aliança com seu povo recém-tirado da escravidão (Ex. 19-40) e propôs novos princípios de vida social e religiosa" (Lev. 1-10). Ao pé do monte Sinai, Israel se torna oficialmente Povo de Deus, povo de um Deus que está perto e que protege. A aliança ou contrato de Deus com o povo consta de  poucas leis: apenas os Dez Mandamentos. "Se obedecerdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis o meu povo particular entre todos os povos". (Ex. 19, 5). "Moisés tomou o livro da aliança e o leu ao povo, que respondeu: Faremos tudo o que o Senhor disse, e seremos obedientes". (Ex. 24,7). Esta aliança foi renovada muitas vezes, porque muitas vezes o povo não foi fiel à palavra. Esqueciam os compromissos assumidos, prometeram obediência mas desobedeciam. Então eles ficavam abandonados por Deus e, longe de Deus só lhes vinham desgraças. Deus entretanto, permaneceu fiel a este povo porque dele haveria de nascer o salvador.
2 - Passaram-se muitos anos, mas à medida que os anos passavam, aproximava-se o dia em que as promessas de Deus seriam cumpridas. O profeta Sofonias animava o povo dizendo: "Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! O teu Deus está no meio de ti". (Sof. 3, 14-17). "A alegria a que se refere o profeta Sofonias não é uma fantasia, mas uma realidade profunda que vem do estar em paz com Deus."
3 - "Se Jesus está entre nós, se está assim tão próximo, que devemos fazer? Era o que as multidões perguntavam a João Batista. A todos, ao povo, aos publicanos e aos soldados ele impõe um comportamento preciso como sinal de conversão: não fazer do egoísmo o critério de suas ações; não se aproveitar do ofício ou da profissão para se enriquecer injustamente. Estes já são uns sinais suficientes que demonstram conversão, mudança de vida. É um bom começo. Mas é necessário ir além como "ver e apreciar o que há de bom nos outros com um olhar e juízo otimistas"; é um aspecto do otimismo que provém da certeza de viver com Deus.
4 - "O fato de ter nos céus um Pai comum, que nos ama e com quem nos podemos encontrar, é uma fonte de alegria para os cristãos, alegria que deve ser comunicada, dada aos outros". - Há pessoas que se contentam com uma alegria superficial e passageira; daí a razão porque vão constantemente atrás das alegrias que se acabam. A alegria de estar com Deus, alegria que transvasa no amor ao próximo é uma alegria perene. A única coisa que pode tirar esta alegria é o pecado. Entretanto sempre podemos reavê-la no sacramento da confissão ou reconciliação. - Dizia Madre Teresa de Calcutá: "Todos desejamos o céu, onde Deus habita, mas depende de nós o estarmos no céu com ele já agora, o sermos felizes com ele neste momento. Mas sermos felizes com ele agora, significa: amar como ele ama, ajudar como ele ajuda, dar como ele dá, servir como ele serve, salvar como ele salva, ficar vinte e quatro horas com ele, encontrá-lo em suas tristes aparências".
5 - "Alegrai-vos! O Senhor está perto! Jesus veio, Jesus virá, Jesus vem. Jesus veio a nós quando nasceu em Belém de Judá; Jesus virá no fim dos tempos para nos julgar e ver se vivemos a nossa fé manifestada na caridade. Mas Jesus vem também agora para todos aqueles que abrirem a porta do seu coração para os seus e nossos irmãos sem  discriminação alguma. (Missal dominical).

Nenhum comentário:

Postar um comentário