Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

sábado, 1 de março de 2014

"Em verdade vos digo

vós, que deixastes tudo e me seguistes, recebereis cem vezes mais e tereis como herança a vida eterna". "E todo aquele que, por minha causa, deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa, receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna". 
Estas palavras disse Jesus em resposta ao apóstolo Pedro que, depois do episódio do jovem rico lhe perguntou: "Eis que deixamos tudo para te seguir. Que haverá então para nós?" (Mt. 19,23-29). Este trecho evangélico e outros a ele semelhantes os protestantes não lêm e também certos leigos e sacerdotes. Dos seus doze Jesus pede tudo, inclusive que renunciem a ter uma família. 
Um pouquinho antes, no mesmo capítulo 19,12 Jesus diz: "há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus". "Quem puder compreender, compreenda". Portanto, se alguém não conseguir compreender, que cale a boca. A pessoa que não entende o celibato "POR AMOR DO REINO DOS CÉUS", não recebeu o dom de compreender. Observe-se que não é qualquer celibato; trata-se do celibato por amor. Os protestantes em geral não dão valor a essas palavras de Jesus. Citam, com mais frequência aquilo de S. Paulo: "É melhor casar-se do que abrasar-se" (1Cor. 7,9).
A Igreja entende que Deus chama a seu serviço as pessoas necessárias para o trabalho missionário e de evangelização que sejam capazes, como os apóstolos, de deixar tudo. Jesus é o primeiro incentivador do celibato por amor, de modo que não tem razão de ser o combate a esta maneira de segui-lo. A Igreja entende que Jesus quer em seu serviço pessoas desapegadas de tudo como os apóstolos. 
O celibato por amor do Reino dos céus deve ser valorizado e estimado porque dele Jesus foi o primeiro exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário