Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

sábado, 1 de março de 2014

"Nenhum ser se torna justo

pela prática da lei, mas pela fé em Jesus Cristo". (Gal. 2,16) "Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo". (Rom. 5,1). "Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb. 11,6). "Em Jesus Cristo se revela a justiça de Deus que se obtém pela fé, como está escrito: O justo viverá pela fé" (Hab. 2,4). (Rom. 1, 17). "Pagais a cada um conforme as obras". (Sl. 61(62), 12). "Que devo fazer para me salvar? Disseram-lhe Paulo e Silas: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família". (At. 16,31). "É pela graça que sois salvos mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se orgulhe". (Ef. 2, 8-9). "São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas. Tem boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; tendo ouvidos não podem ouvir, nem existe respiro em sua boca. Como eles serão seus autores que os fabricam e neles confiam" (Sl 134, 15-18). O justo viverá pela fé. A fé, entretanto deve ser operosa, ela deve manifestar-se em atos concretos na vida. A fé que salva deve manifestar-se na caridade. É esta a  fé que torna valiosas e meritórias as nossas obras. Quem nos concede isto é Deus. Se estamos enxertados em Cristo como o ramo de videira à sua cepa, do ramo, que somos nós, brotarão frutos. A cepa precisa dos ramos para produzir seus frutos. "Sem mim, nada podeis fazer disse Jesus, o que significa que com ele podemos fazer tudo. A fé se manifesta sobretudo, nas obras de misericórdia e será matéria do juízo final no último dia. Se as nossas boas obras não valem nada por que tanta insistência de Jesus em colocá-las como condição de salvação? A Igreja Católica afirma a possibilidade de salvação mesmo para aquelas pessoas que não tem fé em Jesus porque não o conhecem, mas levam uma vida honesta seguindo a voz da sua consciência, procurando fazer o bem e evitar o mal. 
As boas obras poderão salvá-lo. Agora, é verdade que se alguém pretende salvar-se unicamente através das suas boas obras, tal pessoa estará equivocada e não o conseguirá. São os espíritas que pensam assim; que Deus julga as pessoas de acordo com suas obras. A Sagrada Escritura o afirma em diversos lugares como por exemplo em 1Pd. 1, 17: "Se invocais como Pai aquele que sem discriminação julga a cada um de acordo com suas obras, vivei então respeitando a Deus durante o tempo de vossa migração neste mundo".  A fé tem que se manifestar em obras. É uma fé assim que salva, uma fé operosa na caridade. Afirmar que nada de bom podemos fazer que concorra para a nossa salvação é ideia pessimista. Sozinhos, claro, nada de bom podemos fazer, mas com a graça de Deus, sim. A matéria do juízo final versará sobre o que fizemos ou deixamos de fazer aos outros, sobretudo aos menores dos irmãos, estando nisto a nossa salvação ou condenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário