Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

Homilia - São Pedro e São Paulo Apóstolos.

1. "No século IV, que vai do ano 301 ao 400 já se celembravam três missas em memória dos apóstolos Pedro e Paulo: uma na igreja de São Pedro no Vaticano, outra na igreja dedicada a São Paulo fora dos muros de Roma e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde provavelmente estiveram escondidos por algum tempo os corpos dos dois apóstolos", - Pedro, casado, um simples pescador da Galiléia (com este trabalho ele mantinha a família) e Paulo, formado na Escola Superior de Jesrusalém, discípulo do afamado professor Gamaliel, fariseu fanático, perseguidor dos cristãos, conivente no assassinato do diácono Estevão. Por fim derrubado do cavalo por Jesus Cristo, quando se dirigia a Damasco, converte-se, depois de ter ouvido a resposta à sua pergunta:
Quem és Senhor? - Eu sou Jesus a quem tu persegues!

2. A Pedro Jesus escolhe como seu sucessor quando um dia, na região de Cesaréia de Filipe, ao final de um breve diálogo, Jesus lhe diz em resposta à sua profissão de fé: Jesus tu és o Ungido, o Filho do Deus vivo! - E eu te digo: "Tu és Pedro e sobre esta pedra (que és tu), eu edificarei a minha Igreja e as potências do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo que desligares na terra será desligado também nos céus". (Mt. 16, 18-21). - A Pedro, Jesus lhe dá plenos poderes; poderes sobrehumanos. Como isto será possível diante da fragilidade humana? Jesus prometeu dar a ele assitência especial: Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez confirma os teus irmãos". (Lc. 22, 31-32). "Eu estou convosco todos os dias". (Mt. 28,20) e além do mais o "Espírito Santo te iluminará e fortalecerá". (Lc. 24,49). e (Atos, 1,4). Jesus disse que estará com a sua Igreja até o fim dos tempos. O tempo ainda não chegou ao fim, e Pedro foi martirizado algum tempo depois.
A sucessão no governo da Igreja era necessária, bem como a autoridade de Pedro e as promessas feitas por Jesus deviam continuar nos seus sucessores; a lógica das palavras de Jesus nos levam a crer que o Papa é o sucessor de Pedro que retém em si as promessas e prerrogativas confiadas a Pedro. - Não foi à toa que Jesus disse a Pedro que as potências inimigas haveriam de hostilizar profundamente a Igreja, mas não haveriam de prevalecer.
É o que tem acontecido na sua longa peregrinação de quase dois mil anos. São Pedro foi pregado numa cruz de cabeça para baixo.

3. O apóstolo São Paulo, de grande perseguidor de Cristo, porque perseguia os cristãos, tornou-se o seu grande defensor. Por Cristo pelos cristãos, pela Igreja ele deu a vida, enfrentando todos os obstáculos viessem donde viessem. Na 2Cor. 11,21-30, ele desabafa depois de na 1ªCor. 4,3-5 ter-lhes dito ironicamente que "eles já estavam fartos do apóstolo, eram ricos, reinavam sem ele, Paulo, como se dele não precisassem: "Muitas vezes vi a morte de perto, cinco vezes recebi dos judeus quarenta açoites menos um, três vezes fui açoitado com varas, uma vez apedrejado, três vezes naufraguei, passei por perigos nos rios, perigo de assaltantes e da parte dos meus concidadãos, perigos dos pagãos, perigos na cidade e no deserto, perigos no mar e entre os falsos irmãos; cansaços, vigílias, fome e sêde, jejum, frio e sem agasalho. Além de tudo isso, as preocupações que me davam as comunidades. Em Damasco, o governador do rei Aretas guardava a cidade para me prender. Mas num cesto desceram-me por uma janela da muralha - assim escapei de suas mãos. Se importa me gloriar, eu me gloriarei da minha fraqueza. O Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que é bendito pelos séculos, sabe que não minto".

4. Eu acho que qualquer um de nós no lugar do apóstolo Paulo, desanimaria, quem sabe até mudasse de religião, o que fazem muitos católicos por muito menos. O apóstolo se queixa também de auxiliares que o abandonaram e quando esteve preso, ninguém foi visitá-lo. - Por amor a Jesus ele infrentava tudo, e tudo suportou até a morte por decapitação.

5. Quem hoje se habilita, como os apóstolos, a deixar tudo para ser o anunciador da salvação em Jesus Cristo? Quem se habilita a dar pelo menos um pouco do seu tempo para este apostolado? Cristãos acomodados é que não podemos ser. Levaríamos uma vida contraditória. Um belo dia, a nossa vida neste mundo termina e compareceremos diante de Deus que nos perguntará: Como é que você gastou os anos de vida que eu lhe dei?
No dia de São Pedro e São Paulo, comemoramos também o dia do Papa e não poderia ser diferente pois ele é o 265º sucessor de Pedro. A coleta, chamada "Óbolo de São Pedro" é uma oferta que os católicos de todo o mundo oferecem ao Papa, que a distribui pelo mundo às comunidades e instituições de caridade que precisam de socorro.
Que Deus conserve o nosso Santo Padre Bento XVI, que Deus lhe dê saúde, o faça feliz e o proteja dos inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário