Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Religião de doutos

"O culto positivista, em vão incensou a mulher e os corações simples, pois se trata de uma religião de doutos que impõe abundantes leituras aos fiéis".

Exercício pessoal de castidade

A castidade, e ela vale para solteiros e casados, consiste no controle da própria sexualidade. É, portanto, um exercício pessoal. Mas os outros podem ajudar observando a modéstia e o pudor em pensamenotos e palavras, no ser e no vestir.

O ter, o ter mais, o sempre mais

Nós nos apegamos as coisas porque não somos donos delas, criando a ilusão de propriedade. Uma pessoa assim, nem é dona de si mesma porque é escrava de uma paixão; o ter, o ter mais, sempre mais, a ganância, egoísmo exacerbado.

Viver a generosidade

"A criança que vive com a verdade aprende a ser justa. A que vive com elogio, aprende a dar valor. A que vive com generosidade, aprende a repartir"
(Ronald Russel)

Filosofia é

... uma viagem de exploração audaz pelo mar do desconhecido e do infinito, viagem em que não soubemos muitas vezes onde encontrar a terra.
"Cristo, discutido pela ciência, atacado pela impiedade, perseguido pela tirania, atravessou em triunfo todos os séculos derramando luzes e bens sôbre a humanidade por meio da sua Igreja.
Nós filósofos, - dizia Couzin - pouco antes de morrer - navegamos ao acaso, extraviados, expostos sempre a naufragar.
Vós, os cristãos, sois pois os que possuís a bússola, as cartas hidrográficas, as estrelas, o piloto, o porto"
Triste confissão a deste homem célebre, às vésperas da eternidade, desse problema pavoroso que estremece e confunde e que, sem embargo, vem a ser o de todos os sábios que levantam tendas contra a Cruz; e confiando em si mesmos, depois de haver caminhado neste mundo, desgarrados pela dúvida, aguardam a hora da morte para confessar seus extravios e sua nulidade.

"Quem não é por mim, é contra mim"

Ou vivemos o Evangelho às direitas, ou vivemos às avessas. Ninguém escapa de uma dessas alternativas.
"Quem não é por mim, é contra mim" (Mt.12,30). E..."todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, O Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me renegar diante dos homens, será renegado diante dos anjos de Deus". ( Lc.12,8).
Não há póssibilidade de meio-termo ou neutralidade, ou, como se diz, "ficar em cima do muro". "Porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar você da minha boca". (Ap.3,16)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Plasmar mentes no espirito cristão

Ressentir-se das afrontas sofridas é o que mais dói em nosso coração. Entretanto, rezamos:" Pai, perdoai as nossas ofensas como nós perdoamos..."
Em tempo do cavalheirismo e da (doença) nobreza, chegou-se ao cume da susceptibilidade; uma palavrinha pronunciada levianamente levava ao desafio de morte, em um "show" de duelo tão honroso! Em épocas de sentimento de honra tão elevado, a menção do perdão da ofensa ajudou a plasmar as mentes no espírito cristão. É um dever perdoar a quem nos ofendeu (Francisco Zbik.)

Renovar a face do nosso coração

Você já recebeu o Espírito Santo? Você me dirá que sim, pois já foi batizado e crismado. Quando você foi batizado, tenho certeza absoluta que você o recebeu porque o seu coração de criança estava desimpedido e completamente aberto. Mas, e depois, mais tarde, você não lhe deu voz de despejo? E na Crisma, você O recebeu de fato, acolhendo-O alegremente? A estrada para seu coração estava totalemnet desbloqueada? Quem sabe o Espírito Santo veio, mas, até agora, espera pacientemente à sua porta? Precisamos abrir o coração para acolher com efusiva alegria o Espírito Santo e pedir-lhe mil perdões. Para que Ele renove a face da terra, Ele precisa primeiro renovar a face do nosso coração, a face da nossa vida.

Estupro_ a quem defender?

No estupro, o estuprador é o agressor; a mulher estuprada é a agredida e torna-se vítima a nova vida, que este ato gerou. Não é a criança inocente que deve morrer. Quem deveria morrer seria o agressor criminoso. Mesmo assim dever-se-lhe-ia dar oportunidade de reparação do mal e mudança de vida. Como cristãos, devemos defender a vida do culpado, quanto mais do inocente!

Não basta dizer: o que você faz está errado

Ao vermos alguém fazendo um trabalho de maneira inadequada ou imperfeita, devemos ir para junto da pessoa e, amorosamente tentar orientar o que vai por caminho errado ou aperfeiçar o que está imperfeito. Não basta dizer-lhe: o que você faz está errado ou com defeitos. Pior ainda, sair por aí e divulgar a quem não interessa a atividade do irmão que supõe falha, que, no entanto procura pôr nela todos os recursos de arte de que dispõe.

Sempre lembrada

A princesa Diana ficará sem dúvida, nos anais da história da Inglaterra, não apenas como "ex-esposa" do Príncipe Charles, mas, sobretudo por suas ações humanitárias e obras de caridade para com os pobres e menos favorecidos. Madre Tereza de Calcutá também, sem dúvida, ficará nos anais da história da Igreja. A primeira logo será esquecida; a segunda sempre lembrada porque a Igreja não deixa cair no esquecimento o bom exemplo dado por seus filhos para estímulo das futuras gerações.

O que ofertarmos de nós mesmos?

"Na presença de Madre Teresa (de Calcutá), todos nós sentimos um pouco humilhados e envergonhados"! (Indira Gandhi)

Ser Igreja, fora do corpo da Igreja é estar morto

Os católicos que criticam a sua própria Mãe-Igreja, devem saber que se ela caminha com dificuldade e apresenta manchas e cizões aqui e ali, é por causa da omissão deles. Preferem ser católicos autônomos, fora do corpo da Igreja para observarem-na e criticarem. Na verdade, ser Igreja fora do corpo da Igreja é estar morto. O que é que um morto enxerga? Só cadáveres, porque está no meio deles. Ele está morto e já cheirando mal e imagina que o fedor que lhe afeta as narinas vem dos outros.
A Igreja carrega em seu corpo, muitos membros mortos. A Igreja só não é contaminada e morta por estes membros apodrecidos, porque sua cabeça é Jesus e o Espírito Santo a anima, vivifica, impedindo milagrosamente a sua deteriorização.

Lucro; o grande mandamento da iniciativa privada

O objetivo fundamental do capitalismo é o lucro. Quanto mais, melhor. Traduzindo; reduzir custos de produção, de comércio e de serviços é o grande mandamento da iniciativa privada. Pagar menos pelo que se compra, receber mais pelo que se vende, remunerar pelo mínimo o trabalho de seus empregados... Capitalismo, significa competição, concorrência...Ganha quem consegue passar os outros para trás, não importando até os artifícios usados. Se vale tudo, porque não valer a malandragem, a velhacaria, a insesibilidade o engôdo e sucedâneos?

A continência não é possível?

Quantos homens e mulheres que não são nem padres nem freiras mas que por algum motivo de caridade não casam!...Quantos viúvos e viúvas!...Quantos maridos ou esposas doentes que exatamente por causa da doença não podem relacionar-se sexualmente, obrigando a parte sadia a se abster!...Quanta gente que viaja ausentando-se de casa por muitos meses, devendo manter a fidelidade solenemente prometida!...
Então a continência não é possível?

sábado, 11 de junho de 2011

Analogia:

Ponto semelhante entre coisas diferentes.

Protestantes sedentos da verdade

Enquanto católicos que não vivem sua fé porque não a conhecem passam facilmente para seitas de fundo protestante, protestantes sedentos da Verdade, encontram-na na Igreja Católica.

Funcionários de Deus

Hoje fui chamado por um paciente do Hospital Nossa Senhora das Graças, de funcionário de Deus. Achei bonita a qualificação proferida por um cristão sincero na prática da sua fé em agradecimento da visita que lhe fiz. Realmente, os sacerdotes são funcionários de Deus nem sempre bem remunerados pelo povo a quem servem, mas certos da remuneração régia de Deus.

Caminho certo (?)

"Mesmo estando no caminho certo, se você ficar sentado, será atropelado" (Will Rogers)

Atos dos católicos

A primeira coisa que um católico faz quando muda de religião, é condenar e atacar a Igreja Católica; o que seria a última coisa que um protestante faria com sua antiga igreja, se se tornasse católico.

Do povo, pelo povo

Muito operário acha que está ganhando pouco e está sendo explorado pelo patrão. Até os ilustres deputados, operários do povo, acham que estão sendo explorados por ele.

Espelho íntimo da fé

Qual é sua fé em Jesus Cristo? Fé confusa? Fé adormecida? Fé obscura? Fé supersticiosa? Você reza regularmente? Você procura até levar uma vida de oração? Você lê a Bíblia com atenção, aplicação, amor, para ser instruído por Deus, autor deste Livro Sagrado?
Se você faz isto, a sua fé será clara, transparente, alegre e vivida. Se não, a sua fé será como disse no começo!"

O amor que se alegra por ser Deus o que É

Quando, no monte Tabor, Jesus se transfigurou na presença dos três apóstolos escolhidos, Pedro fora de si, no auge da admiração e do bem-estar, disse à Jesus: -"Mestre, é bom ficarmos aqui. Se quiseres, faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Não sabia o que dizia, porque corpos glorificados, não precisam de tendas materiais que os abriguem. Os três apóstolos estavam tendo uma visão do céu. No céu ninguém se contempla a si mesmo, mas contempla a Deus em toda sua inesgotável beleza e contempla os anjos e santos envoltos pela glória e esplendor de Deus. Deus é contemplado em si e nos anjos e santos.
Nessa visão Deus é amado e, em Deus, os anjos e santos. É um amor que se alegra por ser Deus o que É, e por serem o que são, os anjos e os santos. A alegria do céu, consiste nesta visão de Deus, dos anjos e dos santos, onde o egoísmo é impossível, poque toda alegria e satisfação que a gente tem, a gente recebe dos outros. A gente é feliz porque verdadeiramente ama. E o amor jamais acabará.

Matrimônio: casal em sintonia com Deus

Os efeitos das bênçãos e graças divinas do matrimônio, sacramento realizado é evidente na Igreja, com a Igreja pela Igreja, dependem da preparação ou do preparo espiritual dos noivos. Para que isto aconteça, é preciso que o casamento seja não apenas válido, mas também lícito. O casamento é válido sempre que, ausentes os impedimentos que o tornam nulo, um homem e uma mulher, diante de Deus, diante do ministro e de pelo menos duas outras testemunhas, se aceitam livremente.
Para que o casamento seja lícito, isto é, para que ele seja realizado como deve ser, é preciso que os nubentes estejam em sintonia com Deus, em amizade com Ele, em estado de graça, como se costuma dizer, isto é, não tenham transgredido gravemente algum mandamento da Lei de Deus, estejam sem pecado grave, que bloqueia o recebimento das bênçaõs e graças, penhor de um matrimônio santo e feliz.
Causa dó de ver como noivos desconhecem o valor do seu casamento. Consequencia disso é a facilidade com que, por sua conta, o dissolvem.

Como um cão farejador

"É o jornalista!"

Ab Omini

"Nifril est ab omini parte beatum" (Horácio)

Apurando razões

Nós não podemos afirmar que o outro está errado - salvo má intenção da parte dele, que seu ponto de vista, que sua opinião, são fora de propósito só porque nos parecm assim. Ele pode estar coberto de razões embora contradiga a nossa posição ou o nosso modo de pensar. O que fazer, então, para que nossas idéias se conjuguem?
Subir um pouco para aumentar o nosso leque de visão, subir um pouco mais, se necessário, e logo vamos perceber que os nossos pontos de vista não se excluem, mas, soma-se. É só apurar as razões e ajustar as lentes visuais e logo veremos que ambos estávamos com razão, e que o outro via a mesma verdade sob outro ângulo. Com isso, o outro estará nos enriquecendo e a nossa alegria será grande, a alegria da verdade. Daí, é... é só pedir desculpas e partir para o abraçio.

Manhãs

Não gosto das tardes. Se pudesse, transformaria todas as tardes em manhãs.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Eu nada preciso fazer, senão, ter fé

Os protestantes não têm santos porque desistem ao pé da montanha da salvação a subir, achando que não têm condição alguma em galgá-la nem tentam achando que é difícil e até presunção. Como, por comodismo ou pessimismo exagerado e doentio não se põem a caminho, reunem, concentram toda a fé de que são capazes em Jesus Cristo, achando que a força do Seu sangue os levará miraculosamente até o topo da montanha. Eu nada preciso fazer senão ter fé em Jesus, que é a única boa ação que podemos fazer. Como tudo o que fazemos, por melhor que seja, não tem valor algum, a vida dos protestantes por mais santa que seja, diríamos nós, não é paradigma para ninguém. Entretanto, há tantas passagens da Bíblia que nos dizem que seremos julgados pelas nossas obras, isto é, pelo amor, porque é no amor que a fé se concretiza.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Face de Jesus

Os inocentes que sofrem, sobretudo as crianças, são os que mais se parecem com Jesus.

Imagem do Deus invisível

Eu posso adorar Deus na imagem do ser humano, homem e mulher porque Deus os criou à Sua imagem e Semelhança.
O próprio Jesus é imagem do Deus invisível conforme nos dizem as escritura(Col.1,15) E nós adoramos esta imagem viva. O homem e a mulher são imagem de Deus e nós devemos venerar o homem e a mulher por serem imagem divina e adoramos a divindade neles presente; poderíamos até nos ajoelhar em adoração ao Deus presente no ser humano.
Não disse Jesus: "tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmão é a mim que o tereis feito?" ( Mt. 25,40)

Unido a Cristo

Com Jesus, o sofrimento, a dor, enfim, toda cruz se transfiguram.
Sem Jesus, não apenas perdem o sentido, mas se tornam absurdos.
Feliz quem sofre unido a Cristo.
Desgraçado, infeliz, digno da maior compaixão, quem sofre sem Ele.

Manifesta-Te

A nossa mansidão e bondade, devem manifestar a presença do Senhor no mundo.

A alegria do colaborador

"Jesus é o personagem central da história humana e gera em torno de Si uma atmosfera de entusiasmo e alegria. Esta alegria vem do fato de que não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Êle quem nos amou primeiro (1Jo. 4,10). O "Magnificat" de Nossa Senhora exprime maravilhosamente a tonalidade fundamental da alegria cristã. Mas, importa não se enganar: a ação de graças não é a atitude passiva de alguém que apenas reconhece que tudo lhe vem do alto. É a alegria do colaborador que descobre ser chamado a contribuir para a edificação de um mundo melhor".

Dia do Senhor

Jesus vem para alegria dos pobres. E por que não dos ricos? É porque os pobres em geral, estão abertos para Deus, porque o seu coração está livre e, portanto, é fácil abrir as suas portas, ao passo que os ricos em geral, estão entulhados de riquezas, de auto-suficiência, e, portanto, não tem como abrir as portas do coração, pensando ingenuamente que têm bens mais que suficientes para uma vida longa e feliz.
A chegada do "Dia do Senhor", trará consigo a reviravolta das muitas estruturas e conceitos humanos. (31/08/97)

Celibato

Quem não entende o celibato por amor do Reino é porque ainda não entendeu o casamento.

Fui eu que errei

O amor assume sobre si os erros e pecados dos que ama. Assim foi e é Deus. Quando a Bíblia diz que Deus se arrependeu de ter criado o homem, é como se Êle dissesse:
"Fui eu que errei! A culpa é minha!"

Essência da guerra

"A guerra traz à tona, o que há de pior nas pessoas".

Precursor-Unigênito

Na epístola aos Hebreus 1,6 Deus fala: "Ao introduzir o seu Primogênito na terra, Deus diz: Todos os anjos de Deus o adorarem, citando o Salmo 96,7.
Os Protestantes lendo o texto que fala de Maria que "deu a luz o seu filho primogênito, que recebeu o nome de Jesus" (Mt. 1,25), logo concluem que Maria teve outros filhos, que Jesus teve irmãos. Se Jesus é o primogênito e não o unigênito como dizem, é que teve irmãos. Então, no caso da Epístola aos Hebreus, valeria a mesma interpretação, isto é, Deus teria mais filhos.
Sabemos, porém, que o primeiro filho sempre se chamará primogênito, sigam-se ou não se lhe sigam outros. Ou então, deveria se estabelecer: o primeiro filho sempre se chamará unigênito; passará a chamar-se primogênito quando do nascimento do segundo filho. Entretanto, pelo que se sabe, ninguém procedeu assim.

Abraço encontrado

"Quando meu amigo está infeliz, vou ao seu encontro; quando está feliz, eu o espero". (Amiel)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Gostos infantis

"Ai daqueles que abdicaram totalmente dos gostos infantis! Envelhecem muito mais depressa" (Stanislau Ponte Preta)

No meu tempo de criança...

"No meu tempo de criança, criança tinha mais tempo para ser criança e tinha o direito de esticar um pouco mais a infância" (Albino de Brito Freire)

Condenado a ser livre

"O homem é condenado a ser livre, porque depois de atirado neste mundo, torna-se responsável por tudo o que faz" (J.P. Sartre)

Faz fazer

É difícil encontrar um líder inteligente, que tenha a cabeça no lugar.
Cuidado, portanto, ao seguí-lo! O verdadeiro lider é humilde, sabe ouvir, FAZ FAZER, é firme e claro nas suas decisões e objetivos, que sempre visam o bem e a paz de todos.

Família: amor orgânico, descartável, reciclável...

Hoje, a educação dos filhos está se tornando cada vez mais impessoal. Não admira, pois que se queiram "fazer" filhos em laboratório manuseados, manipulados e até clonados.
A família está se tornando algo supérfluo ou descartável. As crianças não estão sendo mais educadas pelos pais, mas, por pessoas estranhas que por mais e melhor que façam, não substituem os pais. Os pais, muitos pais, preferem pagar os outros para que eduquem os filhos, do que eles se darem a este trabalho. E, quando estão com os filhos, os pais fazem as suas vontades para não serem por eles molestados. Deus, religião, Igreja, já estão descartados; quando muito servem para situações esporádicas: um Batismo, uma Primeira Comunhão e Crisma, um Casamento, uma morte, uma missa de sétimo dia. Daí que os filhos começam a não mais respeitar seus pais porque, não se sentem por eles amados; entram em conflitos com eles e consigo mesmos, têm uma grande carência de compreensão e amor, e, nesta situação são presas fáceis de falsos amigos e das drogas. De tal juventude, o que de bom se pode esperar? Espera-se que dêm meia-volta e retornem ao bom caminho.

Effectus

Sublata causa, tollitur effectus.

Função linear

"O silêncio a um tempo é um meio e uma resultante".

Apostolado ideal

"Se Jesus é o meu ideal, eu vou engajar-me na sua Igreja pelo apostolado, no despojamento".

Reverso da morte

"A morte dá sentido à vida".

Dividendo

"O pecado divide: divide de Deus, divide de nós, divide dos outros, divide da sociedade".

Céu

O homem foi criado para conhecer, amar, servir, louvar e adorar a Deus. Este será o seu céu aqui e por toda eternidade.

A crise

...luta, faz triagem. Caem os pusilânimes. Quem fica é para valer. A crise nos obriga a definições:
Ser para valer, ou deixar de ser!"

Filtros

Pelas palavras, gestos e ações, se conhecem os corações".

Na História das Idades, o Santo Sudário, é uma relíquia medieval.
















A Idade Média, que vai do ano 500 até o ano 1300, destaca-se na História pelos seguintes acontecimentos:
O primeiro período, o alto medievo, vai de 692 a 1073, da obra missionária e cultural da Igreja junto aos povos germanicos, latinos e eslavos, até a separação da igreja greco-oriental da latina.
O segundo período, o baixo medievo, vai de 1073 a 1294 com o florecimento da vida e da cultura eclesiástica até o apogeu do poder papal.
Por volta de 711, o Islamismo invade a Europa pelo estreito de Gibraltar, avançando até Narbone, Carcassonne, Orles e Nimes, na França.
A origem do estado Pontifício, por volta do ano 756 com Pepino, o Breve.
O papado sob o domínio da nobreza romana. O século escuro. Ano 900 a 1000.
Iconoelastia 715 a 843.
Cisma grego; Fócio, patriarca de Constantinopla e Miguel Cerulário 1054.
Na Idade média, viveram santos do quilate de São Bernardo e São Francisco de Assis (1181 ou 1182).
Foi também o tempo das cruzadas para libertar Jerusalém dos Maometanos que a tomaram pela força, bem como a Palestina. Ano 1070 a 1200.
Nesse tempo organizaram-se também as Inquisições, como repressão das heresias: procura e punição dos hereges. Ano 1200.
O Santo Sudário, é uma relíquia medieval.
As Universidades tiveram origem na Idade Média; a de Paris e Bolonha eram as principais; depois a de Oxford, Tolosa, Nápoles, Salamanca, ao todo, cerca de 44 Universidades. Elas são uma das mais belas expressões da cultura.
Se uma exaltação romântica e unilateral da Idade Média como Idade ideal do Cristianismo, está simplesmente fora de lugar, não podemos por outro lado num juízo de conjunto exagerar os seus defeitos. O século 13 é, por excelência, o século dos grande heróis, dos grande poetas como Dante Alighieri, pensadores e artistas. É a época também das Obras Assistenciais e de Cariadade.

Objetivo dos meios

"Ao se propor a agir, o homem responsável se propõe metas, fins, um fim, um objetivo! Ao propor-se um objetivo, o homem indaga os meios".

Valores dispersos

"Hoje, os valores apregoados pelo Cristianismo, não mais determinam o pensamento e a organização política nem a filosofia nas suas correntes mais influentes".

Refletir

...é extasiar-se. Sempre existe um mistério naquilo que a gente quer saber.
A reflexão nos faz caminhar, nos faz progredir lentamente. É um meio de educação permenente. Não forçar o que resiste. É preciso saber o que se procura".

Imagens de Deus

Nós, os seres humanos, somos imagem de Deus, e Deus mandou reverenciar esta imagem que é material, de carne e osso e, em última análise, é de barro. Jesus chegou inclusive a dizer que tudo o que fizéssemos à esta imagem é à Ele que estaríamos fazendo.

Sabedoria

Quem muito fala, resvala...

Advento

Jesus aguarda o nosso advento e nós aguardamos o Dele.

Ultimato

Se alguém sabe alguma coisa da Igreja Católica via "Ultimato" (revista protestante), terá dela uma idéia lamentável e é claro, jamais quererá entrar em suas fileiras.

Paralelo

A nossa morte corporal deve coincidir com a nossa entrada no céu.

Pena suprema

De Deus a face contemplar, é a ventura extrema; ser Dele repelido é a pena suprema. (Angelus Silesius).

Antes mesmo de crer nele

Infeliz daquele que agora se ri do inferno e que deverá experimentá-lo pessoalmente, antes mesmo de crer nele. (Eusébio de Cesaréia)

A virtude

Por três caminhos se chega à virtude: pela reflexão, que é o mais nobre; pela imitação que é o mais fácil; pela experiência que é o mais amargo. (Confúcio)

Honestidade

Nunca se faz uma segunda edição da virgindade, do pudor e da honestidade. (Mantegazza)

O amor

O amor é um poema inteiro na vida da mulher, ao passo que é simplesmente um episódio na vida do homem. (Camilo Castelo Branco)

Tronco apodrecido

Se uma leve camada de hipocrisia não cobrisse o apodrecido tronco da nossa sociedade, que horrendo espetáculo não se depararia à nossa vista! (Mantegazza)

Paixão

A paixão faz com que muitas vezes condenemos em uns, o que aprovamos em outros. (Quesnel)

Eu não queria ser esse Deus

Se um Deus fez o mundo, eu não queria ser esse Deus; a miséria de semelhante obra despedaçar-me-ia o coração. (Schopenhauer)

Pústulas

Os homens maus são como as moscas que percorrem todo o corpo de uma criatura e só se quedam nas pústulas. (La Bruyère)

Alguns milagres

Há ainda alguns milagres: Homens Bons! (E.Wertheimer)

Definição de homem

Dizer que o homem é um composto de força e fraqueza, de luz e cegueira, de grandeza e pequenez, não é instaurar-lhe processo: é definí-lo! (Diderot)

Caráter

Não há coisa que demonstre de maneira mais decisiva o caráter de um homem, do que a maneira como ele trata as mulheres. (Herder)

Estrebarias de mármore

O matadouro é a formula crua da sociedade em que vivemos. Uns nascem para reses, outros para verdugos. Uns jantam, outros são jantados.
Há criaturas lôbregas vestidas de trapos, minando monturos e há criaturas explêndidas, cobertas de ouro e de veludo, radiando ao sol.
No cofre do banqueiro, dormem pobrezas metalizadas.
Há homens que ceiam numa noite, um bairro fúnebre de mendigos; enfeitam gargantas de cortesãs, com rosários de esmeraldas e diamantes, bem mais sinistros e lutuosos que rosários de crianças ao peito de selvagens.
Vivem quadrúpedes em estrebarias de mármore e agonizam párias em alfurjas infectadas. A latrina de Vanderbilt, custou aldeolas de miseráveis.
É visto os palácios devorarem pocilgas; todo "boulevard" grandioso reclama um quartel, um cárcere e uma forca.
O deus milhão, não digere sem a guilhotina de sentinela.
"Os homens repartem o globo, como os abutres o carneiro. Maior abutre, maior quinhão. Homens que tem império e homens que não tem lar". (Guerra junqueira)

Apêlo à conversão

As afirmações da Sagrada Escritura e os ensinamentos da Igreja acêrca do inferno, são um chamado à responsabilidade com a qual o homem deve usar de sua liberdade em vista do seu destino eterno.
Constituem também, um apêlo insistente à conversão (Mt. 7,13-14). (Mt. 8,11-12 Mt. 10,15+11,22+16,27).
Desconhecemos o dia e a hora, mas vigiemos constantemente para que, terminado o único curso da nossa vida terrestre, possamos partcicipar das bodas com a veste nupcial e mereçamos ser contados entre os benditos do Pai.
Infelizmente há muitos católicos que não acreditam na existencia do inferno, dizendo que já é aqui nesta terra. Tudo o que se sofre neste mundo, guerras, violencias, isto nada é em confronto com o inferno. 2Ped. v.9 + Hb. 10,26-31. Quem transgredia a lei de Moisés era condenado a morte sem piedade; e quem pisa o sangue de Jesus?

Opções

Após a morte somos impossibilitados de mudar a história que escrevemos, ou modificar o próprio destino. Somente a vida presente é via e estado de opções.
A morte estabelece o homem na sua última opção. "Não existe arrependimento para os anjos depois da queda, como não existe arrependimento para os homens depois da morte" (S. João Damasceno)
Mt-10,28 e Lc 12,4-5: "Não tenhais medo dos que matam o corpo..."
Isaías 66,24:..."O seu verme não morrerá e o seu fogo não se apagará".
Daniel 12,2: "Acordarão uns para a vida, outros para o horror eterno!"
Este texto aborda não só o premio para os bons e os castigos para os maus, mas também a ressureição: "Os que dormem, acordarão." Jo.5,26-29 "Vem a hora em que todos os que repousam no sepulcro, ouvirão.."

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Inferno existe

Vem afirmado na Bíblia. É dogma de fé. Jesus, no Evangelho segundo São Mateus capítulo 25, conta as parábolas dos talentos, das dez virgens e do juízo final, mostrando com estas e outras palavras, ou melhor, parábolas, o que realmente acontece a quem não estiver vigilante e a quem não acolher os irmãos menores. São vários os termos que Jesus emprega:
Fogo eterno, castigo eterno Mt. 25,46;
Fogo que não se apaga Mt.5,22,29;
Fornalha ardente, Joio Mt.13,41-42;
Geena Mt.5,29-30 e 10,28;
Inferno, choro e ranger de dentes;
Mt.8,11-12 Mt.13,42-49 Mt.25,30...

Quadro de valores

Colaboração
Vivência fraterna
Responsabilidade
Disponibilidade
Soliedariedade - Partilha
Respeito
Senso de justiça
Preservação da vida
Confiança, autoavaliação, autoestima.

Evolução da educação religiosa

"A criança, nos primeiros anos da escola, olha, escuta, admira, intui, sente, valoriza.
Na 3ª, 4ª e 5ª séries, celebra, participa, já reflete um pouco e memoriza.
Na 6ª, 7ª e 8ª séries, reflete e age.
Na 8ª série e no 2º grau, já deve optar e engajar-se."

Em foco

"A educação religiosa sempre deve ter o compromisso de despertar o ser humano crítico, participativo, fraterno e liberto de preconceitos, ignorância e egoísmo."

Símile

Eu rio junto com aqueles que riem de mim, só que com espírito diferente: eles riem de mim e eu rio deles.

O sagrado maior de cada um: Vida

"Cada pessoa humana carrega dentro de si o mistério, que é o mistério da própria vida, que a faz portadora da dimensão da Esperança, do Eterno, do Absoluto" ... "Essa relação da pessoa humana com o Eterno e com o mistério é tanto a matriz interna como a reserva e a guardiã dos grandes valores que o coração humano anseia. Eles vão se exteriorizando e se tornando eficazes na medida em que são assumidos historicamente. A relação com Sagrado representa, antes de tudo, o resgate do valor sagrado maior que é a Vida e a Pessoa Humana. A negação do direito à vida, da dignidade, da educação, impede a irradiação do sagrado interior de cada um. E o não cultivo do sagrado interior leva a violar o sagrado exterior, as pessoas, a natureza etc. Assim, a sistemática violência do sagrado das pessoas danifica o caminho para a interioridade humana."

Não regateie, portanto

Quando você manda rezar uma missa por alguém, você lhe está dando um presente riquíssimo, pelo qual, entretanto você paga, por mais que dê um preço simbólico. Não regateie, portanto. Isto seria menosprezar o valor do presente, ofensa a Deus e a quem você oferece o dom.