Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

domingo, 18 de novembro de 2012

Homilia - Salvos por sua morte.

1 - "O Filho do homem - Jesus - veio para servir e dar sua vida em resgate por muitos". Com estas palavras Jesus anuncia a razão da sua morte. Quando uma pessoa é sequestrada, o sequestrador pede à família em geral, uma grande quantia em dinheiro pela sua libertação. As vezes, pessoas são sequestradas livremente, sem o saber, mediante falsas promessas nas quais acreditam. Somente depois é que elas percebem que foram enganadas. Assim foi com Adão e Eva que em vez de acreditar na palavra de Deus, deram crédito às falsas promessas do demônio que lhes dizia: "Sereis como deuses". Quando deram conta já era tarde, a troca já tinha sido feita, perderam tudo, e viram que estavam nús. Nem a roupa do corpo, que era a inocência lhes ficou. Eles sentiram-se despojados no corpo e na alma. O pecado de Adão e Eva foi pecado de orgulho. Eles se encantaram com a idéia de ser como deuses completamente livres, sem ter que prestar contas a ninguém. A prova a que Deus os submeteu não era difícil porque era necessário que eles reconhecessem a sua dependência de Deus. Superada a prova, seriam confirmados no bem, mas o mal já estava feito. No momento em que o demônio fazia suas promessas sedutoras Eva lembrou a ordem de Deus mas cedeu à tentação e levou também Adão ao pecado. O pecado atingiu profundamente o seu corpo físico e espiritual, daí que toda a sua descendência nasce com um grande pendor ao pecado - Todo pecado é um crime e todo criminoso precisa ser julgado e condenado. O homem finito comete um crime contra Deus infinito. Por mais arrependimentos que tivesse e por mais penitências que fizesse, o homem não poderia reparar a falta cometida.
2 - Quando Lúcifer e seus anjos pecaram, eles o fizeram com plena lucidez; o pecado partiu de dentro deles; eles não foram tentados por nenhuma força exterior. O seu pecado foi muito grande e irretratável. Eles estavam dispostos a não aceitar o perdão de Deus. Com isto, em seu tolo orgulho eles queriam mostrar que eram superiores a Deus. Deus não mandaria neles e assim, criaram para si próprios o inferno onde sofrem muito mas não dão o braço a torcer e isto por toda a eternidade. Adão e Eva se arrependeram e Deus prometeu mandar-lhes um salvador que outra pessoa não seria senão o seu próprio Filho. "Deus amou o mundo tanto, que deu o seu Filho para todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Deus mandou seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo". (Jo. 3, 16-17).
3 - Fomos salvos por Cristo crucificado. - "Os Evangelhos proclamam que não fomos salvos só pela vida e pela ressurreição de Cristo; fomos salvos também por morte. Mas, como a morte de alguém pode salvar? É um mistério, mas podemos ter uma intuição do que significa. É o amor que se exprime no sofrimento. Deus Pai não queria a morte para seu Filho. Nós somos a causa de semelhante morte. A morte de Jesus foi seu supremo ato de amorosa obediência. Assim ela nos mereceu efetivamente o perdão. Neste sentido, a morte de Jesus faz parte da vontade do Pai. O fato de que precisamente aí estejam presentes sofrimento e morte, esconde um grande mistério que ninguém pode sondar. Poderia parecer inconcebível que Deus, habitando em luz inascessível, nos mostrasse seu amor desta maneira. Mas ele o fez em Jesus seu Filho". (Missal dominical).
4 - Não podemos ficar indiferentes diante do sacrifício de Jesus por nossa salvação, não devemos. Jesus morreu para que tivéssemos vida, para que não morressemos nós. Fazer o pecado e, sobretudo, viver nele é a maior ofensa que podemos fazer, é a maior tristeza que podemos dar a Deus depois de tudo o que ele fez para nos salvar. "Não há maior amor do que dar a vida por aqueles que se ama". "Fomos resgatados não com dinheiro, ouro ou prata, mas com o precioso sangue de Jesus o Filho de Deus".
(Jo. 15, 13 -  3 Pd. 1, 19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário