Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

Homilia - Festa de todos os Santos.

1 - Todas as nações honram os seus heróis. A Igreja honra os santos seus heróis. Praticamente em cada dia do ano a Igreja presta homenagem a um ou a um grupo de seus santos, mas eles são muitos a maior parte desconhecidos de nós. Daí que a Igreja faz festa para eles, todos os anos, no primeiro domingo de novembro. Diz-nos o apóstolo João no Livro do Apocalipse 7, 9: "Vi uma agrande multidão que ninguém podia contar de todas as nações, tribos, povos e linguas." Como é bom saber que os santos e santas foram gente como a gente. Mas a diferença é que eles foram gente decidida. Não disse Jesus: "Quem quer ser meu discípulo, tome a sua cruz todos os dias e me siga?". (Mt. 16,24). "Se vocês guardarem a minha palavra, vocês de fato serão meus discípulos".(Jo. 8,31). "Conhecerão a verdade e a verdade libertará vocês". - A verdade que liberta é aceitar a vida nova trazida por Jesus, que relativisa tudo aquilo que antes parecia absoluto: riqueza, poder, idéias, estruturas. A liberdade só é possível quando se rompe com uma vida injusta que impede a experiência do amor de Deus através do amor ao próximo. - É através do amor ao próximo que amamos a Deus. O caminho para chegarmos ao amor de Deus é o amor ao próximo. Disse ainda Jesus: "Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem amar uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos". (Jo. 13, 34-35). Ao seu povo no Antigo Testamento Deus falou: "Vocês foram sacrificados e se tornaram santos porque eu sou santo". (Lev. 11, 44). "Sejam santos porque eu, o Deus de vocês, sou santo". (Lev. 19, 2). "Santifiquem-se e sejam santos, porque eu sou o Deus de vocês". (Lev. 20, 7). "Sede santos para mim porque eu, vosso Deus sou santo" (Lev. 20, 26). Por sua parte, disse Jesus: "Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês. Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu...Se vocês amam somente aqueles que os amam que recompensa vocês terão?...Sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu". (Mt. 5, 44 - 48).
2 - Se não formos santos assim como explica Jesus nos Santos Evangelhos, não entraremos no Reino de Deus. Estamos neste mundo para nos santificar e santificar a família, o ambiente de trabalho, a sociedade em que vivemos. É difícil o caminho da santidade? Não é dificil, mas exige certas renúncias e um pouco de boa vontade e esfôrço. Quanto ao mais Deus ajuda. Para sermos santos porque Deus é santo, não precisamos fazer milagres. Basta viver a caridade e o amor a Deus e ao próximo, amor que, como diz o apóstolo São Paulo, é "paciente, prestativo, não é invejoso, não se ostenta, não é orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade, tudo desculpa, tudo crê, rudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará". (1Cor. 13, 4- 8). A fé tem que ser vivida com o amor e deve-se viver o amor com fé.
3 -  Perguntaram um dia a Jesus: "Quem é o maior no Reino do céu? - Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: Eu lhes garanto: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, vocês nunca entrarão no Reino do Céu. Quem se abaixa e se torna como essa criança (na sua inocência, na sua simplicidade-confiante, na ausência da maldade), esse é o maior no Reino do céu. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe". (Mt. 18, 1- 5).
4 - "A comunidade cristã, não é a reprodução de uma sociedade que se baseia na riqueza e no poder. Nela, é maior e mais importante aquele que se converte, deixando todas as pretensões sociais, para pertencer a um grupo que acolhe fraternalmente Jesus na pessoa dos pequeninos, fracos e pobres". Bem-aventurados os desapegados das coisas da terra; bem-aventurados os mansos, os misericordiosos, os de coração puro, os que promovem a paz; bem-aventurados os que são perseguidos por causa de Jesus, do Evangelho e da Igreja, e forem injuriados e injustiçados. Alegrem-se e se regozijem, conclui Jesus, porque grande será a sua recompensa nos céus.
Alegremo-nos todos no Senhor celebrando a festa de todos os Santos. (Curitiba, 03.11.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário