Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

Homilia - As últimas realidades.

1 - "O cristianismo é todo ele escatologia". A palavra "Eskhata" significa últimas coisas,e Eskhatologia é o estudo das últimas coisas. E quais são estas últimas coisas? Estas últimas coisas são quatro: morte, juízo, inferno e paraíso. Com a morte acontece a escatologia individual. A escatologia absoluta acontece com o fim do mundo. O desfêcho final da vida de uma pessoa é a morte. O mundo também terá o seu desfêcho quando chegar ao fim. Quando isto será? Não sabemos. Sabemos que um dia vamos morrer, mas não sabemos como, quando, e onde. Sabemos que a morte não é o ponto final da nossa vida, mas o ponto de passagem. Como será a nossa vida depois da morte corporal? Depende de como levamos a vida aqui agora. Jesus, nos santos Evangelhos nos indicou o caminho a seguir. É por ele que devemos ir para que a nossa vida terrena desemboque na eternidade feliz. "Para os que crêem, a vida não é tirada, mas transformada e, desfeito o nosso corpo mortal nos é dado no céu um corpo imperecível".
2 - O cristão constrói o futuro. Ele não espera que o futuro chegue do jeito que ele vier. Ele prepara o seu futuro do jeito que ele quer que seja, confiando nas promessas de Jesus, promessas que espera sejam realizadas. Quem em Deus confiou, jamais se enganou.
3 - A Igreja aí está para alertar as pessoas e a humanidade de sua grande responsabilidade perante Deus. As pessoas são livres e livremente devem escolher o caminho para a vida; caminho que nem sempre é fácil, não porém tão difícil de ser seguido, porque quem vai por este caminho, vai acompanhado por Deus e sente feliz a sua presença amiga que o ampara e não o deixa  cair quando sobrevêm a noite das provações.
4 - Ir por outro caminho que não seja o caminho da vida, embora pareça um caminho lisonjeiro, é perigoso e pode ser fatal se nele se persevera: é o caminho da morte e da condenação eterna. Para evitar este desastre é que o Filho de Deus se fez homem e morreu pregado na cruz.
5 - No Evangelho "Jesus nos fala de modo que saibamos viver os acontecimentos históricos na perspectiva de sua vinda". Vigiai e orai, recomenda Jesus. "Naqueles dias, depois das tribulações sofridas pelos seus seguidores, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas estarão caindo do céu, os poderes que estão nos céus serão abalados. E verão o Filho do Homem, Jesus, vindo entre as nuvens com grande glória e poder. Então ele enviará os anjos e reunirá os eleitos de todos os cantos da terra...Quando virdes coisas extraordinárias acontecerem, sabei que Jesus está próximo.
6 - O que Jesus nos pede é que estejamos sempre preparados, isto é, em paz uns com os outros e com Deus, porque "o dia e a hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu, somente o Pai". O profeta Daniel iluminado por Deus nos diz: "Os que dormem debaixo da terra despertarão, uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para a reprovação eterna. Os justos resplandecerão com o resplendor do firmamento, e os que tiverem ensinado a muitos o caminho do bem, brilharão como as estrelas por toda a eternidade, para todo o sempre". (Dn. 12, 2 -3).
7 - "Nossa reunião terminará, mas não queremos que termine a nossa comunhão. Deus está no meio de nós e queremos que não nos deixe mais. Demos graças por tudo que nos fez, e desejemos que a esta ação de graças se unam todas as criaturas, e assim seja até a chegada do dia eterno de Deus". (Missal dominical).

Nenhum comentário:

Postar um comentário