Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Homilia - Riqueza e disponibilidade.

1 - É proibido ser rico? - Não! O que é proibido é concentrar as riquezas nas mãos e não partilhá-las com ninguém sobretudo com os pobres e os que passam fome. Aí as riquezas são um perigo porque a pobre criatura que as tem, homem ou mulher, cai no vício da avareza que leva a desejá-las sempre mais. Quanto mais tem, mais quer ter e a sua preocupação de cada dia é aplicar o que tem nos melhores negócios para ter mais ainda. Tal pessoa parece ser feliz e até a sua aparente felicidade passa ser invejada por outros, mas o rico obcecado pelo "vil metal" é a mais infeliz das pessoas, embora não tenha consciência disso inebriada como está no gozo de  suas posses.
2 - Tais pessoas são alertadas por Jesus que lhes diz: "É difícil a quem tem riquezas entrar no Reino de Deus...É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus". (Mc. 10,25). É evidente que não vamos entender ao pé da letra o que Jesus disse. Jesus sabia muito bem que um camelo não pode passar pelo pequeno buraco de uma agulha, o que era uma espécie de ditado, provérbio ou adágio para indicar algo impossível, mas que se torna possível para Deus porque um rico bombardeado pela graça de Deus pode se converter e mudar de vida. Entre nós também existem adágios semelhantes.
3 - Em outro lugar dos Evangelhos, alerta com veemência os ricos: "Ai de vós ricos porque já recebestes o consôlo! Ai de vós os saciados de agora, porque tereis fome! Ai de vós os sorridentes de agora porque gemereis e chorareis! Ai de vós quando todos falarem bem de vós, porque assim fizeram seus pais com os falsos profetas!" (Lc. 6,24-26).
4 - "Jesus tinha um discípulo rico chamado José de Arimatéia, que foi pedir licença às autoridades para tirar da cruz o corpo morto de Jesus e o sepultou em seu próprio túmulo que tinha mandado cavar na rocha". (Mt. 27, 57-60). Jesus portanto era mais pobre, que nem sepultura própria tinha. José de Arimatéia era sem dúvida daqueles ricos que sabiam partilhar.
5 - "No mundo de hoje, exatamente como no tempo de Jesus, a segurança em bens e em dinheiro afasta as pessoas da dependência em Deus, como a  verdadeira fonte de sua vida, nesta vida e na vida futura". - Jesus quer que sejamos pobres, o que não significa não ter nada, mas comprometer-se com os pobres, especialmente com os que não tem capacidade de organizar-se, defender-se, libertar-se. Comprometer-se cristãmente é partilhar as próprias riquezaas". É viver a bem-aventurança proclamada por Jesus: "Bem-aventurados os pobres em espírito, os desapegados de seus bens, os que sabem partilhar com quem precisa; porque deles é o  Reino dos Céus.
6 - Pedro apóstolo, aproveita a ocasião e pergunta a Jesus: "Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. Jesus lhe declarou: "Em verdade vos digo que não há quem não tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras por minha causa ou por causa do Evangelho sem que receba cem vezes mais agora neste tempo, casas, irmãos e irmãs, mãe e filhos e terras, com perseguições, e, no mundo futuro a vida eterna". É uma maneira de dizer que quem se despoja por Deus e pelos outros, terá riquezas muito maiores, estas sim, as verdadeiras, as riquezas de  Deus. Estas riquezas, quanto mais se dá, tanto mais se tem, riquezas que ao dividir, se multiplicam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário