Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Homilia - Os dois serão um.

 1 - O casamento é participação do poder criador de Deus. É uma honra mas também uma responsabilidade. Em primeiro lugar os que se casam, devem casar-se por verdadeiro amor que, ao lado das alegrias implica também em carregar a cruz todos os dias. As alegrias são partilhadas, a cruz, as dores e tristezas também. Um fardo pesado dividido por dois diminui o seu peso pela metade para ambos. "Amar, como dizia Saint Exupéry não é ficar olhando um para o outro, mas os dois olharem na mesma direção. No casamento o marido se compromete a cuidar de sua esposa e a esposa se compromete a cuidar do marido e os dois se comprometem a cuidar do seu lar e da educação integral dos filhos, não apenas física e humana, mas também a moral e a espiritual.
2 - A Bíblia nos diz que Deus criou o universo e tudo o que nele existe. Ele o fez dando ordens à matéria inicial, para que fosse desempenhando, por partes, determinada função. O planeta Terra mereceu de Deus especial atenção e carinho porque nela haveria de colocar o ser humano. Deus preparou tudo como a mãe prepara tudo para seu filho que vai nascer. Deus fez do planeta Terra um paraíso para que o primeiro homem e a primeira mulher e toda a sua descendência ali vivesse na paz e na alegria.
3 - Façamos o homem à nossa imagem e semelhança para que domine sobre toda a criação. Deus os criou homem e mulher e os abençoou e disse: "Sede fecundos e multiplicai-vos e dominai sobre tudo que vive e se move sobre a terra". O homem é o ponto alto da criação. Deus delibera consigo mesmo quando decide cria-lo semelhante a si. Esta semelhança verifica-se primeiramente quanto à inteligência e vontade que o tornam capaz de relacionar-se com Deus. Mostra-se também no domínio que Deus lhe concede em relação ao resto da criação. "Dominar" aqui significa cuidar do mundo que o cerca. Descansando no sétimno dia, Deus dá o exemplo de se observar o sábado, isto é, o descanso.
4 - A Bíblia também nos diz que a mulher foi formada da costela do ser humano que era Adão. "É uma maneira simbólica que tem por objetivo acentuar a igualdade entre os dois seres e o fim para o qual Deus os criou: o amor". Amar no casamento não é apenas criar filhos, mas dar a vida por eles e dar a vida um pelo outro. O verdadeiro amor nunca morre; e se morrer, não foi verdadeiro.
5 - Hoje muito casais casam por egoísmo, infelizmente. Não levam a sério o casamento. Casam-se, descasam-se. Nós vivemos no tempo do descartável e reciclável, do lixo que não é lixo. O casamento entrou nessa onda. por variadas razões, todas elas sem fundamento válido, diga-se de passagem, marido e mulher legítimamente unidos pelo Sacramento descartam-se mutuamente para reciclar a sua vida matrimonial com outro cônjuje. Um dos argumentos que aduzem é que tem o direito de serem felizes. Outros realizam só o casamento civil que lhes parece menos complicado. Outros simplesmente se ajuntam quando querem e, quando não quiserem mais, separam-se. Outros pleiteiam o assim chamado casamento lésbico ou homossexual. E ai de quem discriminar, embora sejam eles os primeiros a fazerem isso. E aí está, como vemos, o casamento adulterado.
6 - Jesus no Evangelho (Mc. 10, 2-16) nos diz com palavras bem claras: "Os que se casam já não são dois mas uma só carne. Não separe o homem o que Deus uniu... E todo aquele que repudiar a sua mulher e desposar uma outra, comete adultério contra a primeira; e se a mulher repudiar o marido e desposar um outro, comete adultério". O adultério é um pecado grave.
7 - "Jesus Cristo não abandonou a humanidade, nem a Igreja depois das suas infidelidades (da humanidade e da Igreja), mesmo quando o pregavam na cruz, também todo matrimônio "contraído no Senhor" conserva a indissolubilidade da ligação entre Cristo e a Igreja, mesmo quando se tornou uma crucifixão. A presença de Cristo no Matrimônio dos que crêem, não exclui de início, incompatibilidade de caracteres, erros na escolha matrimonial, dificuldades com os filhos, nervosismos, tédios...mas significa que, para os que crêem, o Terceiro, isto é Cristo, está sempre presente. Jesus Cristo dá força, conforto, esperança, enquanto observa que é sempre melhor dar do que receber. Quem se impregna deste espírito nos dias felizes, poderá continuar a viver desta esperança nas horas difíceis". - Que nas famílias cristãs reine o amor e a harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário