Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

sábado, 6 de outubro de 2012

Homilia - A fé e a Palavra.

1- "A fé, quando realmente vivida, torna a pessoa atenta à palavra de Deus e a faz proclamá-la. A falta de fé, ao contrário, torna a pessoa surda e muda. A passagem da incredulidade para a fé requer uma cura do nosso mutismo e da nossa surdez." O profeta Isaias anuncia a vinda do Messias-Jesus e a sua identificação na pessoa que aliviará os doentes, que dará vista aos cegos, fala aos mudos, audição aos surdos, andar desimpedido aos coxos e paralíticos.
2- "Com frequência a Bíblia descreve a situação das pessoas e do povo fechado à Palavra de Deus, como tendo-se tornado surdos e mudos, e assegura que não levar a sério a Palavra de Deus, torna inúteis os lábios e os ouvidos". A pessoa que ouve realmente a Palavra de Deus e a entende obedecendo o que ela diz, imediatamente ela proclama a glória de Deus e começa a profetizar, isto é, começa a transmitir para outros aquilo que ouviu e entendeu". A nossa fé se apóia totalmente na escuta da palavra de Deus e em sua vivência na prática. A fé vem pela audição da palavra de Deus, e a fé sem boas obras, é morta.
Ler e proclamar a Palavra de Deus, significa reconhecer que Deus tem o primeiro lugar em nossa vida. A nossa fé depende da Palavra de Deus. No dia do batismo de uma criança, depois da entrega da vela acesa, o sacerdote, tocando a boca e os ouvidos da criança diz: "O Senhor Jesus que fez os surdos ouvir e os mudos falar te conceda que possas logo ouvir a sua palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus Pai". Há nessas palavras uma clara intenção-recomendação para os pais e os padrinhos da criança. Eles devem compreender que a criança que fizeram batizar, deverá ser instruída na fé pela escuta da Palavra de Deus e ser educada para que demonstre esta fé na oração e na vida.
3- A Palavra de Deus que ouvimos quando vamos à missa, nos convida à renovação da fé, obedientes a esta Palavra até o fim de nossas vidas à imitação de Jesus, cujo o alimento era fazer a vontade do Pai. A Palavra de Deus fielmente seguida, nos leva à ressurreição e à vida eterna. É muito importante que sejamos fiéis à Palavra de Deus. A Palavra de Deus é uma luz em nosso caminho. Que seria da Igreja sem a Palavra de Deus? Simplesmente não existiria.
4- A professia de Isaías concretizada em Jesus, realiza-se ao pé da letra: "Eis o vosso Deus...Ele virá pessoalmente e vos salvará. Então os olhos dos cegos se abrirão e os ouvidos dos surdos se destamparão, o coxo saltará como um cabrito e a boca do mudo gritará de alegria". Esta profecia de Isaías realizada em Jesus e por Jesus é, por sua vez, sinal de algo mais profundo, verdadeiro e necessário. A missão de Jesus neste mundo não se destinava a curar doenças, a expulsar demônios, a ressuscitar mortos. Jesus veio para abrir os olhos e os ouvidos da nossa fé; Jesus veio para nos curar da paralizia espiritual provocada pelos nossos pecados. É preciso que nos deixemos curar por Jesus. Aí então, entramos nós em cena.
5- Ouvimos bem a Palavra de Deus e a entendemos ou somos surdos? Em outra ocasião disse Jesus que os que ouvem a palavra de Deus e não a entendem, são como a terra dura dos caminhos onde a boa semente da Palavra não penetra. O demônio se aproveita e tira aquela semente.
-Podemos ter bons ouvidos para ouvir e entender a Palavra de Deus, mas se não comuicamos a outros esta palavra, somos mudos. Quem é que não tem condições de compartilhar a Palavra de Deus em casa entre marido e mulher, entre pais e filhos? Já seria muita coisa. A vida no lar se transformaria para melhor e melhor ainda se estiver bem.
- Somos paralíticos? Devemos andar, ir ao encontro de quem precisa de algum conforto, uma boa palavra enfim um auxílio das mais variadas espécies, levando luz e paz aos corações.
- Um dos pecados que muitos cristãos levam para a outra vida é a falta de interesse pela religião, é a ignorância religiosa. Não precisa fazer um curso de teologia, mas conhecer pelo menos aquilo que as crianças aprendem na catequese.
- "A fé torna possível a Eucaristia, pondo-nos em comunhão uns com os outros. Por isso a nossa reunião litúrgica supera , mesmo que não possa eliminar, todas as diferenças sociais, culturais e econômicas, e obtém uma nova e mais profunda unidade e igualdade de filhos diante do mesmo Pai".
(Missal Dominical).

Nenhum comentário:

Postar um comentário