Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Homilia - Jesus veio para ser acolhido, mas nem todos o aceitam.

"Deus desembarcou em forma humana neste mundo ocupado pelo inimigo", escreveu C.S. Lewis.
Deus se fez anunciar de maneira clara com as palavras do profeta Miquéias: "E tú, Belém, terra de Judá, de modo algum é menor entre as principais cidades de Judá, porque de tí sairá o chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo". (Mq. 5, 1).
Os doutores da Lei conheciam a profecia tanto que, chamados pelo rei Herodes para lhe dar explicações, lembraram do trecho profético mas, anunciando o nascimento de um rei que futuramente seria um rei político. - Era isto que o povo judeu, instruído por seus maiorais esperava.
Herodes, então, resolveu cortar pela raíz as pretensões de quem quer que viesse para tomar-lhe o  lugar.
Se os judeus aceitassem o reino de Jesus, que não seria deste mundo, e Herodes tivesse conhecimento disso, talvez não teria ordenado a matança dos meninos de Belém de dois anos para baixo.
Jesus veio para um campo minado pelo pecado. O inimigo Herodes e mais alguns não eram o problema. O inimigo maior era o demônio que mantinha sob seu domínio quase toda a humanidade. Foi este inimigo que Jesus veio desalojar. Custaria o seu sangue derramado, mas ele sairia vencedor e tornaria vencedores todos os seus fiéis seguidores.
O inimigo foi vencido, mas ele anda por aí a oferecer suas propostas sedutoras de como aproveitar a vida em orientação diametralmente oposta aos ensinamentos de Jesus.
O homem, a mulher são livres. Há aqueles que optam por Jesus e procuram seguí-lo, pois ele é o caminho. Outros há que optam pelo demônio, pois ele também é um caminho. Mas, enquanto um conduz à salvação, o outro conduz à perdição e essas decisões são eternas.
É verdade que alguns que escolhem Jesus como caminho podem, durante a vida, achar muito penosos carregar a cruz cada dia e acabam passando para o lado inimigo que lhes parece não ter cruz e lhes oferece, também ao que lhes parece, boas vantagens e imediatas. Enganam-se, porém, porque o demônio sempre foi mentiroso. Mas há também os que deixam o lado inimigo e se convertem para Jesus e é p'ra valer.

"Como me parece hoje absurdo não crer! Para mim é impossível alguém conhecer a Verdade e não se deixar comover pelo amor de Deus por sua criatura, nem se maravilhar com a perfeição e sabedoria do plano divino. Como pude viver tanto tempo sem a amizade de Deus!. (Mirian Macedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário