Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Gênesis e Apocalipse


A Divina Providência, confiou ao ser humano algumas tarefas.
Após criar o Universo, de maneira particular o planeta Terra, Deus nela colocou o homem e a mulher para que dela cuidassem e usufruíssem. A Bíblia, Palavra de Deus nos diz:
"Deus criou o homem à Sua imagem; à imagem de Deus Ele criou; e os criou homem e mulher. E Deus os abençoou e lhes disse: sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra e a dominem. Vejam, Eu entrego tudo a vocês: as ervas com suas sementes e as árvores com seus frutos". (Gen.1,28-29)
Deus confiou ao homem o cuidado da grande propriedade que gratuitamente de Deus recebeu, assim como gratuíta também foi a sua criação.
O homem e a mulher foram constituídos por Deus como responsáveis e providência da sua casa, o planeta Terra; Terra que deveria ser de todos, Terra da qual todos devemos cuidar e nela viver em solidária fraternidade e paz. Mas o homem, enlevado pela encantadora e falaz tentação de que, deixando para trás os avisos e recomendações de Deus, seu Criador e Pai, queria ser mais e ter mais. Com a sua soberba e orgulho, entrou a desordem no mundo, o egoísmo, a incompreensão, a ganância.
A partir de então, a providência divina concedida ao homem por participação, começou a ser cumprida cada vez mais por um menor grupo de pessoas.
Veio Jesus, com sua vida e doutrina, com sua paixão, morte e ressurreição, veio trazer a salvação para quem estava perdido e injetar na humanidade a graça de Deus, para reerguê-la e tornar-lhe possível, embora com dificuldades, a viver a vida nova de amor, paz e fraternidade.
Jesus disse que ninguém deveria se preocupar pelo dia de amanhã, pelo vestuário e pela comida, porque Deus, que cuida das flores do campo e dos passarinhos, com toda certeza haverá de providenciar o necessário para nós. (Mt.6,25-43) "Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e Deus dará a vocês em acréscimo todas essas coisas".
Entretanto, vemos a fome grassar no mundo como uma peste com todas as sequelas, matando a muitos, sobretudo crianças indefesas. Faltam a muitos os direitos básicos a um ser humano. Onde, então, está a Providência Divina? A culpa é muitas vezes colocada em Deus, mas ela pesa totalmente na insensibilidade do ser humano que, egoísticamente, gananciosamente, não assume a parcela de providência que Deus honrosamente com ele quis partilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário