Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Como se conhece uma pessoa?

Quando ela fala ou quando lemos o que ela escreve. Ver uma pessoa, olhar para ela ainda não significa conhecer, a não ser, como se costuma dizer: "conhecer de vista". Com a vista conhecemos as coisas, mas não as pessoas. Com o conhecimento visual somente podemos fazer conjecturas as mais variadas segundo os nossos humores do momento e segundo diversos elementos que naquela ocasião envolvem a pessoa atingida pelo nosso olhar.
Somente quando uma pessoa nos fala, é evidente, com sinceridade, lealdade e verdade, e quando a entendemos perfeitamente, é que podemos tirar uma conclusão sobre o que ela é.
Pode também manifestar o que pensa e o que é por escrito, embora as palavras desta forma, algumas vezes, também se prestem a equívocos. A palavra escrita, seja como for, é mais segura que a palavra falada. Daí a razão de ser dos documentos registrados em cartórios. A palavra falada é por vezes de difícil retransmissão fiel, a menos que ela seja gravada.
Para se conhecer uma pessoa até o seu íntimo e coração, não é preciso vê-la; basta escutá-la mesmo à distância ou ler o que ela escreveu, supondo sempre estar ela imbuída de sinceridade, verdade e propriedade nos seus termos.
A Bíblia nos diz que podemos conhecer Deus; aliás, Ele se aproxima tanto de nós por meio de Seu Filho, que ninguém pode dizer ser Deus alguém desconhecido ou no máximo, ou no mínimo, muito misterioso. Entretanto, a Deus ninguém jamais viu; mas Ele Se nos deu a conhecer por meio de Jesus, Sua palavra feita carne. Mas, Jesus, a Palavra viva de Deus, foi ouvida por poucos e seguida por menos pessoas ainda. Jesus confiava a verdade de Suas palavras com provas, com sinais, e, portanto, merecia crédito. Pela Sua palavra, Ele Se deu a conhecer e revelou-nos os mistérios e planos de Deus. Se há alguém que merece fé incondicional é Deus. Mas, nem todos puderam ouvir Jesus; por isso a Sua palavra foi escrita; não evidentemente tudo o que Jesus falou, ensinou, mas o essencial e suficiente para todas as gerações humanas saberem quem é Jesus, o conhecerem, o amarem.
Mas, a Sua Palavra é frequentemente mal entendida e deturpada por pessoas particulares. Sabendo disso e para evitar equívocos, Jesus fundou a Sua Igreja, e nela, com a Sua autoridade, colocou um magistério ao qual disse: "Eu estou convosco todos os dias até a consumação do mundo".
Concluindo: nós conhecemos uma pessoa, falando com ela, fazendo perguntas, pedindo informações e seu parecer sobre assuntos que nos interessam. Depois de um tempo suficiente de conversa, saímos enriquecidos por que conhecemos aquela pessoa.
Conhecer alguém é um privilégio, porque "acessar" uma pessoa e realmente conhecê-la depende dela abrir-se para nós, para que conheçamos o seu íntimo, o seu coração, os seus pensamentos, sentimentos, e isto nos honra; quando se dão a conhecer com boa vontade e até com alegria àqueles em quem confiam e sabem serem dignos.
Deus não desconfia de ninguém, antes, confia cegamente e, à todos que realmente e com sinceridade quiserem, Ele se dá a conhecer pela Sua palavra escrita no Novo Testamento, de modo particular, nos Santos Evangelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário