Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2019

Mínimas e Máximas [3]

A NOSSA FÉ tem que ser encarnada. O nosso cristianismo tem que ser encarnado. Se Jesus, o Filho de Deus, revestiu-se com roupagem humana para nos dizer que nos ama, nós precisamos nos revestir da roupagem da caridade para lhe dizer que cremos nele.

***

"OS HOMENS DE DEUS, cuja ação foi decisiva no seu tempo, não tiveram pressa em agir, e queriam que os seus discípulos, antes de serem homens da massa, fossem homens do deserto" (Pierre Blanchard)

***

JESUS, QUE PELA UNIÃO HIPOSTÁTICA estava sempre em contato substancial com o Pai, sente necessidade de consagrar longas horas à oração (Mt 16, 23), durante a noite inteira mesmo (Lc 6, 12). E volta para os seus como que carregado, na sua humanidade, dum potencial de plenitude divina" (Pierre Blanchard).

***

A MISSA não pode ser entendida como um culto qualquer, ao qual se vai sem saber por que ou com ideias vagas sobre ela. Afinal de contas, a Missa, e nela a Eucaristia, são o ponto mais alto da liturgia e da vida cristã. Se o cristão falta a Missa, falta-lhe tudo. É a Missa que identifica o verdadeiro cristão católico. É dela que brota a caridade cristã. Não faz sentido alguém unir-se a Cristo pela comunhão e não viver em comunhão com os irmãos e irmãs. É muito importante que todos vão à Missa e saibam por que. Há pessoas que sentem uma enorme falta dela quando, por um forte motivo, não podem comparecer. A outros, não faz falta.
A Missa não é um culto qualquer. Por isso a Igreja adornou-a com cuidado especial. Tudo nela tem a sua razão de ser. Não se deve nada tirar e nada acrescentar. Ela já é perfeita, já está perfeita. Ir à Missa é como participar da Última Ceia com Jesus e dali, com Ele, partir para o Jardim das Oliveiras, Calvário e Ressurreição.. É preciso que todos tenham isso em mente.

***

QUANDO SE TRATA DA IGREJA e do seu trabalho em geral, dizemos que não temos tempo. Ora, Deus nos dá todo o tempo, e temos a coragem de lhe dizer que não temos tempo? Deus poderia tirar o nosso tempo, porque se não somos capazes de destacar um pouco de tempo para as obras de Deus, estamos perdendo tempo. Entretanto, Deus continua dando-nos tempo. Mas, chegará o dia em que o tempo vai acabar. E daí? As coisas atrás das quais corremos, gastando o nosso tempo, irão conosco? Vão nos salvar?

***

SE UM PAI E UMA MÃE dão tudo a seu filho: lar aconchegante, comida, vestuário, estudos, cuidados pela saúde, lazer... se não derem a ele a orientação religiosa prática, estarão educando o seu filho simplesmente para a sepultura, com o que tudo acaba.

***

COMO O PAI ME AMOU, assim também eu vos amei. Como vamos retribuir? Amar a Deus como Jesus o amou, e amar Jesus como o Pai o ama.

***

INFELIZES DAQUELES QUE JUNTAM, CASA SOBRE CASA,
que acrescentam campo a campo
até não haver mais espaço,
e habitem sós,
no meio do país" (Is 5, 8)

***

Jesus, no presépio de Belém, nos ensina a sermos acolhedores.

***

NÃO É O COSMOS QUE DEVE ENTRAR NA ESPIRITUALIDADE, mas é a espiritualidade que deve entrar no cosmos, na ecologia da ciência. Do contrário, corre-se o perigo de materializar e profanar o espiritual, em vez de espiritualizar o profano e a matéria.

****************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário