Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Deus proibiu fazer imagem da Sua Pessoa, por quê?

"No dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou do seio do fogo em Horeb, não vistes figura alguma. Guardai-vos, pois, de fabricar alguma imagem esculpida representando o que quer que seja, figura de homem ou de mulher, representação de algum animal que vive na terra ou de algum pássaro que voa nos céus, ou de um réptil que se arrasta sobre a terra, ou de algum peixe que vive nas águas, debaixo da terra. Quando levantares os olhos para o céu e vires o sol, a lua, as estrelas e todo o exército dos céus, guarda-te de te prostrar diante deles e de render um culto a esses astros... Não façais uma imagem esculpida, representando o que quer que seja, como vos proibiu o Senhor, vosso Deus... deuses feitos pela mão do homem, deuses de madeira e de pedra, que não podem ver, nem ouvir, nem comer ou sentir" (Dt 4, 15-19.23).
O que Deus proibiu é fazer imagens que representem a SUA pessoa, o que é impossível, porque ninguém nunca o viu. Naquele tempo este perigo era constante, porque todos os demais povos tinham os seus deuses concretizados em imagens conforme a sua fantasia. Como outros povos percebessem que Israel não tinha deuses assim, perguntavam: "- Onde está o vosso Deus?" (Sl 41, 4).

Tanto é verdade que Deus proibiu aos israelitas só fazer imagens da Sua pessoa, que o próprio Deus mandou confeccionar imagens de Querubins para a Arca da Aliança e o Templo de Jerusalém. Lembre-se que os Querubins são puro espírito; entretanto, foram representados com fisionomia humana e, no entanto, ninguém lhes prestou culto, pelo que se sabe. No Templo de Jerusalém havia peças ornamentadas com folhagens, flores e até animais. Ninguém do povo lhes prestava culto.

Por vezes, a beleza de um anjo poderia ser confundida com a beleza de Deus, como aconteceu com o apóstolo João, registrado em Apocalipse 22, 7-9: " 'Escutem! Eu venho logo! Felizes os que obedecem às palavras proféticas deste livro!'  Eu, João, ouvi e vi todas essas coisas. E quando acabei de ouvir e ver, caí de joelhos aos pés do anjo que me mostrou essas coisas. Mas ele me disse: 'Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e seus irmãos. Prostra-te diante de Deus!' "

Além dos Querubins, Deus mandou Moisés fazer a imagem de uma serpente como um objeto específico. Passada a razão do fabrico da imagem de bronze da serpente, ela foi guardada na Arca. Quando mais tarde o povo começou a prestar-lhe culto de adoração, ela foi destruída.

Conclusão:
Deus proibiu fazer imagens... e também mandou fazer imagens.
Contradição?
Não!

Como vimos no capítulo quarto do Deuteronômio, Deus proibiu os israelitas fazer imagens de SUA pessoa, porque a Ele jamais viram. Se as fizessem, seriam frutos da sua imaginação maluca, como o bezerro de ouro. Se eles fizessem uma imagem de Moisés, ou de Abraão, Isaac ou Jacó, sem dúvida eles não iriam adorá-la, porque sabiam que eram seres humanos a quem se pode reverenciar, porém, jamais adorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário