1 - "A obra da libertação e salvação da humanidade é realizada por Cristo. Mas foi graças a Maria, sua mãe que o Filho de Deus pôde vir ao mundo como verdadeiro homem". Não foi ela que nos redimiu, mas foi ela que nos trouxe o redentor.
2 - A festa de hoje é de "Maria, Mãe de Deus", mas as leituras chamam a nossa atenção para o "filho de Maria" e para o "nome do Senhor", mais do que Maria.
3 - Maria participa em silêncio do mistério deste filho nascido de Deus.
4 - Essa atenção preponderante sobre o "Filho", não reduz o papel da Mãe; Maria é totalmente Mãe porque esteve em total relação com o Cristo; por isso, honrando-a, o Filho é mais glorificado.
5 - Quanto ao título de Mãe de Deus, que não é apenas um título de honra, mas de verdade, exprime a missão de Maria na história da salvação, que está na base do culto e da devoção do povo cristão, uma vez que Maria não recebeu o dom de Deus só para si, mas para levá-lo ao mundo.
6 - O significado etimológico do nome "Jesus" que quer dizer "Deus salva", nos mostra a razão porque veio Jesus: ele veio para nos salvar, veio para salvar todos, sem exceção. Ele nasce para ser a nossa salvação libertando-nos da escravidão do pecado, pagando o preço com o seu sangue e a sua vida na cruz do Calvário.
7 - Jesus é em todo o seu ser a perfeita bênção de Deus, o dom de salvação e de paz para todos; em seu nome somos salvos.
8 - Mas essa oferta de salvação que o homem pode aceitar, mas também infelizmente recusar, vem por Maria , e ela a apresenta ao povo de Deus como outrora aos pastores.
9 - Maria que deu a vida ao Filho de Deus, continua a apresentar aos homens a vida divina. É por isso considerada mãe de cada homem e mulher que nasce para a vida de Deus.
10 - Maria sempre Virgem, solenemente proclamada santíssima Mãe de Deus pelo Concílio de Éfeso em 431, para que Cristo fosse reconhecido, em sentido verdadeiro e próprio, Filho de Deus e Filho do homem.
11 - É em nome de Maria, Mãe de Deus e Mãe dos homens que hoje se celebra no mundo inteiro o "dia da paz": aquela paz que Maria, uma de nós, encontrou no abraço infinito do amor divino; aquela paz que Jesus veio trazer aos homens que creram e acreditam no amor.
12 - Em sentido bíblico, a paz - shalom - é o dom messiânico por excelência é a salvação trazida por Jesus, é a nossa reconciliação e pacificação com Deus.
13 - A fé em Cristo, paz entre Deus e os homens mutuamente, mostra-se claramente na parte que devemos tomar nos esforços da humanidade pela paz do mundo, paz que merece que se dedique a vida para buscá-la e obtê-la. (Missal dominical).
14 - A Igreja tem pregado com insistência o anúncio da paz de Deus, baseada na verdade, na justiça , no amor e na liberdade que são, como dizia o Papa João XXIII, os quatro pilares da casa da paz aberta a todos. A paz, como disse alguém, é a "tranquilidade da ordem".
Tenhamos a paz de Deus em nossos corações e em nossas famílias e sejamos seus distribuidores. Os que promovem a paz são filhos de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário