Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

Homilia - Moisés Levantou cedo.

Falo do Moisés da Bíblia, escolhido e chamado por Deus para ser o libertador e condutor do seu povo.
Levantou cedo e foi para onde?
- Ele subiu o monte Sinai, que tinha também o nome de Horeb; é chamado ainda de "Monte de Moisés"; tinha 2.285 metros de altura, conforme o Dicionário de Termos Religiosos e Afins.
Por que subiu a um monte tão alto? Para estar mais perto de Deus? Por vontade de estar em solidão? Para fugir do burburinho do mundo?
Na verdade Moisés subiu o monte Sinai porque o Senhor lhe havia ordenado. E, além do mais, levava consigo duas tábuas de pedra.
Tábuas de Pedra? Que tábuas?
- As tábuas, lisas, com nada escrito nem de um lado nem de outro.
Mas, por que levar duas tábuas de pedra, com peso razoável, até os cumes de um monte tão alto?
- Moisés levou as duas tábuas de pedra até o cume do monte para que Deus escrevesse de novo os Dez Mandamentos, porque as primeiras tábuas de pedra foram atiradas ao chão por Moisés e estilhaçadas, num acesso de santa cólera, quando viu que o povo fazia festa e adorava a um bezerro de ouro
Aconteceu que "o Senhor desceu da nuvem e ficou com Moisés naquele lugar". Moisés tinha esse encontro marcado com Deus. Ele fez a penosa caminhada para o indicado lugar, mas valeu. "O Senhor ficou com Moisés naquele lugar". Que maravilha! Deus desce para estar com a gente!
Moisés, então, invoca o nome do Senhor. O Senhor passou diante de Moisés, que dizia: "Senhor! Senhor! Deus compassivo e misericordioso, lento para se encolerizar, cheio de bondade e fidelidade!"
Deus é um Deus que se compadece de nós. É um Deus que vê as nossas misérias e nos ama, mesmo assim. É um Deus lento para corrigir-nos com castigos. É um Deus cheio de bondade. É um Deus fiel no seu amor para conosco e no cumprimento de suas promessas.
Moisés prostra-se de joelhos e diz: "Senhor, se encontrei favor a vossos olhos, dignai-vos marchar conosco. Apesar de ser este um povo de cabeça dura, perdoai a NOSSA iniquidade e o NOSSO pecado". Moisés não diz: Perdoai os pecados deles e aceitai-os como vossa herança.
Diante da grande bondade de Deus, Moisés lembra a maldade do seu povo e intercede po ele, colocando-se também ele no número dos pecadores. Ele pede com educação e humildade: "Senhor, se encontrei favor a vossos olhos, dignai-vos marchar conosco. Apesar de ser este um povo de cabeça dura, perdoai a NOSSA iniquidade e o NOSSO pecado, e aceitai-nos como vossa herança."
Assim é o nosso Deus. É um Deus compassivo, misericordioso, cheio de bondade, mas não devemos abusar. (Ex. 43,4 e seguintes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário