Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Homilia - Não quero a morte do pecador.

Deus tinha o costume de vir falar com Adão e Eva todos os dias, pela tarde. Tanto acostumou-se a isso que acabou criando um verdadeiro hábito. Não podia passar um dia sem falar com suas duas criaturas. Para que Deus chegasse a este ponto devem ter passado muitos dias, devem ter acontecido muitos encontros. Tornou-se, de fato, um hábito irredutível e Deus não podia passar um dia sem estar, por algum tempo, com Adão e Eva.
Um dia aconteceu algo que Deus não esperava. Chegou ao lugar do encontro costumeiro, mas eles não estavam ali. O coração de Deus começou a pulsar com preocupação. Onde estarão eles? Eu não posso passar sem eles!
E aí começou a procura preocupada por todos os cantos do paraíso. O que terá acontecido com eles? Será que alguém os sequestrou? Mas o paraíso é bem fechado! Será que eles foram embora? Não gostaram daqui? Será que eu os ofendi de alguma coisa e eles ficaram sentidos e não querem mais a minha companhia? Se foi isso estou pronto a pedir-lhes perdão! Eles precisam voltar! Eu preciso deles! Sinto que eu preciso deles mais do que eles de mim!
A angústia do extravio, do abandono, da perda e a esperança da procura!
Muitas vezes, andando por todos os cantos do paraíso Deus deve ter chamado: Adão! Onde estás? Até que, por detrás de uma moita Deus ouviu uma voz sumida:
     Estou aqui...
Mas, por que escondido de mim? Que te fiz eu? Ou será que você...meu amigo...
Porque eras amado por mim era necessário que a tentação te provasse.
Eu coloquei em você tudo para que resistisse com facilidade: uma inteligência lúcida, uma vontade forte e firme, "adornei-o de todas as virtudes humanas em estado perfeito, além de elevá-lo à participação de minha vida divina, a que você fosse disposto e preparado pela minha graça". Tudo em você era perfeito!
Naquele dia Deus chorou...mas não desistiu. De uma maneira ou de outra Ele tinha que reconquistar o homem. Estava disposto a pagar qualquer preço. E o preço foi muito alto. Mas Ele não teve dúvidas. Pagou... o Sangue do seu Filho. "Por minha vida, diz o Senhor, não quero a morte do pecador, mas que ele volte e tenha vida. Voltai, é o Senhor que chama, não desviarei de vós minha face, porque sou misericordioso, não estarei irado para sempre. Convertei-vos, filhos, que vos tendes afastado de mim"
(Jr. 3,12b-14a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário