Na guerra entre croatas e sérvios, na Iugoslávia em 1992 havia uma área vigiada por franco-atiradores que ninguém ousava atravessar. Foi nessa região que um soldado croata viu quatro soldados sérvios lavando calmamente suas camisas nas águas do rio Sava - suas armas largadas ao chão. Temendo um ataque, o soldado croata atirou em um dos sérvios, o qual tombou para dentro do rio, que carregou seu corpo águas abaixo. Para estupefação do soldado croata, os outros três sérvios apenas viraram suas cabeças ao ver cair o corpo do colega e, totalmente calmos, retomaram a lavagem de suas roupas, sem procurarem sequer proteger-se!
O soldado croata, então, atirou no segundo sérvio. Aconteceu o mesmo que o primeiro: o corpo caiu no Sava e os restantes dos sérvios prosseguiram na lavagem da roupa, após uns cinco segundos de interrupção. O soldado atirou no terceiro: a mesma assombrosa reação!
Então, o soladado croata parou e disse aos que ouviam o seu relato: "Eu não podia matar o quarto sérvio! Não, eu não podia! Ele não se encontrava mais perturbado que uma criança que não percebe o perigo".
O que se pode dizer? O exército sérvio fabrica suas próprias drogas para os soldados. Elas incluem a droga "Extase" misturada a fortes doses de "LSD". O objetivo do seu uso é entre outras coisas, inibir todo mêdo em caso de perigo e toda dor em caso de ferimento. O que importa para eles é seguir em frente... às ordens do seu comandante".
(Atualizando Medjugorye, novembro 1993).
Nenhum comentário:
Postar um comentário