Deus nos escolheu e nos constituiu continuadores de sua vida e de sua obra. Louvado seja Deus!

Total de visualizações de página

Mínimas e Máximas

Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

Enviai-me Senhor



Cada pessoa temente a Deus, já é um templo vivo de Deus; um templo móvel que leva os sacramentos da vida, da reconciliação e da paz para onde quer que vá, influenciando poderosamente no mundo, sobretudo quando diversos membros se reunem traçando o mesmo objetivo de fazer conhecido o nome do Senhor, do seu Filho Jesus e da sua Boa- Nova de salvação.
Deus quer chegar a todos os homens e mulheres que lhe dizem:
"Eis-me aqui, enviai-me".

Progresso científico

"O progresso científico, longe de tornar vã a religião, ajuda-nos a procurar expressões religiosas cada vez mais elevadas e profundas, prelúdio de um novo Cântico das Criaturas muito diferente daquele de nosso irmão Francisco: um cântico matemático e racional e nem por isto menos lírico e místico". (Paulo VI)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Caráter

"O fator que determina uma vida não é a inteligência, mas o caráter." 
(Elizabeth Hughenin)

Deus existe não apenas para Israel, mas para todo o mundo.

O profeta Davi queria construir um templo para o Senhor, mas Deus lhe diz que é Ele que construirá uma casa para Davi. Como?
Deus não quer ter um templo fixo onde more a Arca da Aliança.
Ele não pode ficar encerrado entre quatro paredes. Deus existe não apenas para Israel, mas para todo o mundo.
Os verdadeiros adoradores, adorarão a Deus em todo lugar "em espírito e verdade".
Cada pessoa deve ser um templo de Deus onde se recolha em oração e adoração.

"Um homem pode fracassar muitas vezes, mas só é um fracassado quando começa a culpar outra pessoa". (John Burroughs)

A verdadeira realeza não está no sangue.

Por que, descendente do Rei Davi, Jesus que poderia restaurar a sua realeza, a realeza de seus antepassados segundo a carne, quis, embora Filho de Deus, viver em simplicidade e pobreza?
A verdadeira realeza não está no sangue, mas na bondade e no amor.

Mãos à obra!

Fomos e somos todos chamados por Deus ao mais alto grau de santidade dentro das nossas limitações.
Em que altura nos encontramos?
Quanto tempo de vida ainda nos resta?
É possível recuperar o tempo perdido? - Talvez não seja. Mas, Deus não conta o passado se agora, no presente, resolvemos encarar o assunto com seriedade e firmes e certadas decisões.
Podemos então, ainda, realizar o projeto de Deus a nosso respeito.
Houve uma santa que afirmou ter começado a realizar o projeto divino de sua santificação aos 50 anos. Então, mãos à obra!

O diabo é "feio" por definição e, quem comete o mal do pecado, a ele começa a se assemelhar.

Vantagens vazias e passageiras.

Você é dono ou prisioneiro de si mesmo. Você será dono se conquistar o seu território na luta contínua contra o pecado que habita em seus membros, como diz o Apóstolo São Paulo, e mantém vigilância constante para não ceder.
Você será prisioneiro, um João sem terra se você cede a trôco de nada, por vantagens vazias e passageiras aos pecados e seus demônios, seus maiores inimigos.

"Todo poder corrompe, mas o poder absoluto corrompe absolutamente."

Deus sabe tirar o bem até do próprio mal.

Deus conduz a história ao objetivo que Ele determinou ao criar o mundo e a humanidade, apesar das fôrças em contrário. Aliás, Deus sabe aproveitar da própria oposição humana em seus planos, assim como do lixo se pode tirar a energia. Deus sabe tirar o bem até do próprio mal.
A humanidade toda é convidada por Deus para entrar no trabalho da salvação. Deus valoriza o ser humano que criou e sobretudo respeita-lhe a liberdade. Com tudo isso, o homem e a mulher são seres responsáveis pelo que fazem ou deixam de fazer e, por isso, receberão aplausos ou reprovação.

Como sabemos que a Bíblia é realmente a Palavra revelada de Deus?

Quem foi que, pela primeira vez imprimiu a Bíblia? - Foi Guttemberg.
Qual era sua religião? - A Católica.
Até então em mãos de quem estava a Bíblia? - Da Igreja Católica.
Até então o povo lia a Bíblia? - Não!
Por que? - Porque não as havia suficientes, além do mais, caras (eram manuscritas), e, além disso, a maior parte da população era analfabeta.
Como sabemos que a Bíblia é realmente a Palavra revelada de Deus?   - Pela tradição e pela autoridade na Igreja Católica.
Onde está escrito, na Bíblia, que os livros que a compõem são livros verdadeiramente inspirados por Deus? - Em lugar algum!
Quem, portanto, tem autoridade para dizer quais são os Livros inspirados? - Tem que ter alguém, e esse alguém não pode ser outro que a Igreja Católica através da autoridade nela estabelecida por Jesus.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Seja santo à imitação de São Francisco de Assis.




Você quer ser santo? Seja santo à imitação de São Francisco de Assis; humilde, pequeno e até ingênuo, mas de uma ingenuidade santa.




 É fácil ser santo: é só cortar a crista arrogante do orgulho, da soberba, da vaidade, das riquezas materiais, não se preocupar com o que os outros dizem de você, e adotar um sistema de vida simples, humilde, puro, tolerante, bondoso, que perdoa e ama.

Muitas vezes os nossos juízos são preconceitos.

As pessoas são para nós conforme o juízo que delas fazemos. Muitas vezes os nossos juízos são preconceitos, juízos antecipados baseados sobre premissas falsas, defeituosas, incompletas, juízos que dão numa afirmação-conclusão distorcida da fisionomia moral da pessoa.

sábado, 14 de abril de 2012

Se você ainda não compreendeu o significado do dízimo, é que você ainda não compreendeu o que é ser cristão, o que é ter fé.

Colméias e formigueiros são exemplos de organização social.

"Entre as formigas e as abelhas o problema não existe: algumas nasceram para ser a elíte, o resto nasceu para ser o resto...
Não há noticia de uma rebelião anti monarquista entre as abelhas com a rainha obrigada a buscar o exílio... depois de passar a fórmula do mel.


Até hoje, que se saiba, nenhum batalhão de formigas se insurgiu contra métodos injustos de trabalhos e derrubou o poder despótico que o matiriza. Colméias e formigueiros são exemplos de organização social - e de otimização de produção com mão-de-obra ontensiva - porque a função de cada um está nos gênes, e ninguém discute uma ordem dos gênes para se sacrificar.
O problema com as sociedades humanas é que a natureza confiou demais no altruísmo voluntário...Falta altruísmo no sangue da maioria.
A natureza criou a iniciativa individual e a compulsão para o lucro em alguns, mas esqueceu de criar a iniciativa para o sacrifício e a compulsão para a acomodação nos outros".
(Luiz Fernando Veríssimo)

Olhamos em tôrno e não vemos saída.

"A ciência inventou o computador, a bomba atômica, a caneta esferográfica, o vídeo cassete de quatro cabeças; mas não houve cabeça capaz de inventar um sistema político-social que nos tornasse mais solidários...
Olhamos em tôrno e não vemos saída para a miséria progressiva de mais da metade da humanidade." (Carlos H. Cony)

"Na verdade, somos emigrantes que ainda não fundaram sua pátria". (Saint Exupery)

João Batista tinha um caráter vigoroso, não tinha medo de falar.

Quando João Batista falava anunciando a chegada de Jesus, ele pedia que todos se preparassem porque haveriam de receber a visita do próprio Deus na pessoa de Jesus Salvador.
João Batista tinha um caráter vigoroso, não tinha medo de falar quando falar devia, mesmo que isto lhe custasse incômodos, contratempos, incompreensões, inimigos, perseguições e até a própria morte.

O maior acontecimento da história, realizou-se no mais absoluto silêncio.

A vinda de Jesus a este mundo foi anunciada, mas não trombeteada. O palácio real onde o Rei do Universo nasceu foi uma gruta. Seus primeiros visitantes, pobres pastores. Eles, somente eles, ouviram os Anjos cantar: Glória a Deus nas alturas e, na terra, paz aos homens por Ele amados.

É a fé que nos salva, mas, atuante nas obras. (Gal. 5,6)

De que o mundo precisa?


Não é de libertadores políticos mas, de um Salvador.
Muita gente confia nos políticos e com eles se decepciona e passa a viver uma vida mais dura da que já vivia, uma vida resignada e indiferente, vida sem sentido porque, sem esperança. Até esquecem-se de Jesus, o Salvador.



Através dos profetas verdadeiros de todos os tempos ouve-se a voz repetida de Isaías:
 "Céus, deixai cair o orvalho! Nuvens, chovei o justo! Terra, abre-te! Que de ti brote o Salvador de quem precisamos antes de tudo".

A morte deve ser um adormecer no Senhor.

Depois de uma vida vivida a serviço dos irmãos, expressões vivas da pessoa de Jesus, para, ao despertarmos para a nova vida, contemplarmos aquele em quem depositamos toda a nossa fé.
"In te, Dómine, sperávi, non confúndar in aeternum".

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Maria estava entre os ouvintes de Jesus.

Será que Nossa Senhora ficou em Nazaré depois que seu Filho Jesus iniciou a sua vida pública anunciando o Reino de Deus presente entre os homens?
Não estaria a Mãe, fiel discípula, ouvindo seu Filho Mestre, perdida no meio daquelas multidões anônimas?
Havia um grupo de mulheres que assistiam Jesus inclusive com seus recursos, mas não consta que a Mãe de Jesus estivesse entre elas. Jesus não precisava da Mãe para isso.
Além do mais, Jesus estava com os seus doze apóstolos. Mas, que Maria estava entre os ouvintes de Jesus, isso ela estava, e como gostava de ouvir o que Jesus dizia, como Mãe e como discípula.
De vez em quando, alguém anunciava a Jesus que sua Mãe estava ali, e então Jesus, de maneira discreta mas clara, fazia a apologia da Mãe, unindo a ela e à sua família todos aqueles que, à semelhança da Mãe ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.

Homilia - Qual é o espírito que habita sua casa? Será um apenas? Serão mais?

Os espíritos bons ou maus só entram em sua casa se você lhes permitir.
Sendo espíritos, é fácil identificá-los? Como reconhecê-los? Como saber que moram conosco?
Os espíritos  se manifestam em nosso espírito ou em nosso corpo, sobretudo através dos nossos sentidos, ou da nossa inteligência, vontade, memória, liberdade.
Somos nós que instalamos os espíritos bons ou maus em nossa casa. Eles não entram sozinhos, mas agarrados em nós. Em nós eles tomam corpo e fisionomia. Em nós eles fazem da nossa casa e dos que conosco vivem, um céu, um purgatório ou um inferno, prenúncio do que será a nossa vida futura.
Podemos levar para a nossa vida, o espírito da soberba, da avareza, da inveja e da preguiça. Cada um desses espíritos tem a sua família: os espíritos da ambição, do poder, do ter, da ganância, da vaidade, da sensualidade nos seus mais variados matizes; o espírito do ódio, da raiva, da malediscência, do excessivo bem-estar.
Espíritos que tomam conta dos pensamentos, das palavras, das atitudes, dos olhos, dos ouvidos, do olfato, do paladar e de cada póro da pele. Esta é a pior espécie de espíritos que podemos dar guarida em nosso espírito e em nossa casa, levando-os para onde quer que formos.
Estes espíritos, embora na nossa aparência corporal e na da nossa casa estejamos asseados e limpos, são espíritos que fedem e deixam seus detritos por onde quer que passem.
Quem sabe, no início dessa amizade asquerosa, a pessoa que acolhe em si e em sua casa estes espíritos mal-cheirosos, sinta-se desconfortada com eles, mas à custa do costumeiro convívio, acabe sentindo prazer.
Destas pessoas, Deus e todos os anjos e santos se afstam, mantendo-se a certa distância, no aguardo de que mude de opinião e de vida. Aí eles ajudarão até a fazer a faxina, porque "Deus não quer a morte do pecador, mas sim, que se converta e viva".
Deixe os bons espíritos entrarem em você e em sua casa.
Deixe-os atuarem livremente através de sua pessoa. Seja amigo deles. Deixe que, através de sua pessoa entrem em sua vida e em sua casa e os acompanhem para onde você for; o espírito de humildade, de desprendimento, de pureza de pensamentos, costumes e intenções; o espírito da paz, do perdão, da temperança, do trabalho dedicado, do justo descanso e lazer, da alegria pelos dons que Deus deu para você e para os outros; o epírito da paciência, da indulgência, da compreensão, da disponibilidade; o espírito de oração, meditação, contemplação, enfim, o espírito do amor. Estes espíritos perfumam agradavelmente sua vida e de quantos o cercam em sua casa ou fora dela, fazendo todos sentirem-se bem e felizes.
Concluindo: é você que faz o espírito de você mesmo e da casa onde você mora e do ambiente em que você trabalha e sadiamente se diverte.
Longe de você, o espírito de briga, discórdia, palavrões, desunião.
Sempre com você, o espírito da brandura, laboriosidade, paz e amor. Amém.

O extremo oposto do egoísmo.

O verdadeiro amor, consiste na libertação completa de si mesmo. É o extremo oposto do egoísmo que vicia grande parte dos corações que dizem que amam.

Deus é o Senhor da terra.

"No Ano Jubilar, a Bíblia determina que:
Se deve dar descanso à terra por um ano. (Lev. 25, 4-5)
Resgatar as terras penhoradas e vendidas. (Lev. 25,28)
Retornar ao grupo familiar. (Lev. 25,35...)
Perdoar as dívidas. (Lev. 25,37...)
Libertar e emancipar os escravos. (Lev. 25, 54)
Estas determinações, tinham como objetivo:
Recordar que Deus é o Senhor das terras.
Restabelecer a igualdade entre os homens.
Evitar a concentração da terra e riquezas.
Proteger os mais fracos.
Estabelecer a justiça social e, motivar para a conversão."

Perguntas, entre outras, que Jesus nos fará um dia:

Enquanto peregrinou pela terra, você me fez conhecido e amado?
Eu e minha mensagem evangélica fomos tema frequente de conversa entre você e outras pessoas?

"De todas as paixões que agitam a sociedade, a mais funesta e sanguinária é a ambição do poder".

(Gonçalves de Magalhães)

"Sonhador é aquele que percebe a aurora antes dos outros"

Deus paga a cada um conforme suas obras. Sl 61(62)

"O tempo...

é a velha justiça que examina todos os ofensores; deixemos o tempo julgar." (Shakespeare)

Como é bom a gente ter fome e ter o que comer.

Isto é sinal de saúde física e econômica. O grande problema ainda hoje, é muita gente ter fome e não ter o que comer; são dois terços da humanidade entre os quais estão muitas crianças. Nos países ricos esbanja-se muita comida. Nós mesmos, quanta comida esbanjamos e jogamos fora. Quanto dinheiro se gasta em armamentos e outras coisas menos importantes que a comida necessária para viver.
"Tive fome e não me destes de comer!"
Jesus será inexorável naquele dia: "Ide, malditos!...

A fé nos faz desgustar por antecipação, as delícias do céu.

Quando fomos batizados, recebemos uma vela acesa, símbolo de Jesus ressuscitado presente em nosso coração e no meio de nós; Jesus luz do mundo e símbolo também da virtude teologal da fé que ilumina as trevas do nosso peregrinar terrestre. A fé nos faz degustar por antecipaçõa as delícias do céu.
Medo de morrer? por que?

A semente é a Palavra de Deus, eu sou a terra.

Jesus falava ao povo em parábolas, para levar as pessoas à reflexão.
Parábola é uma narração ou história da qual o ouvinte, comparando-a com sua vida, pudesse verificar seu lugar na mesma história; por exemplo: a semente é a Palavra de Deus, eu sou a terra. Que tipo de terra eu sou? Terra batida, terra pedregosa, terra ocupada por ervas daninhas, terra limpa e boa?
Jesus não precisava ir atrás do povo. O povo é que vinha a Jesus. Por qual, ou quais motivos?
Mesmo assim, no fim, o que deu? Jesus ficou sozinho. Porque?
Porque o motivo de o povo procurar Jesus não era aquele que deveria ser.
Os motivos eram interesseiros ou de curiosidade. O povo não ia a Jesus por amor, salvo raras exceções.
Hoje nós temos que ir atrás do povo. São poucos os que se sentem verdadeiramente atraídos por Jesus.
Terminada a parábola do semeador, Jesus conclui: quem tem ouvidos, ouça! Isto é, quem quiser entender, entenda!
Para entender é necessário meditar.
Interessante é observarmos que o destino da semente não dependerá da qualidade ou quantidade, mas do chão em que irá cair. A semente não poderá vingar sem este chão.
O Reino de Deus está chegando. Deus nos concede a honra de trabalhar na construção desse Reino. Não podemos desprezar esta honra.

Não lances no deserto, os condutores do Povo de Deus.

A tua omissão, cristão católico, dificulta e retarda a caminhada da tua Igreja, o que é lamentável. Mais lamentáveis ainda são as tuas críticas azêdas, amargas biliosas que desanimam, desencorajam os que nela trabalham, lançando no descrédito os condutores do Povo de Deus e seus auxiliares e os responsáveis pelas Comunidades eclesiais que procuram, muitas vezes a duras penas, manter unido o pequeno mas aguerrido rebanho, disposto a continuar a luta até o fim de suas forças, certos da vitória.
O Reino de Deus pode retardar a sua chegada em muitos corações e pode até não chegar em muitos outros, por causa dos obstáculos que lhes antepõem certos cristãos que fazem o trabalho do espírito das trevas, lançando nas mentes e nos corações a discórdia e a divisão. Tais procedimentos são como bombas traiçoeiras atiradas não pelo inimigo, mas por soldados traidores cuja identidade muitas vezes se desconhece.

Ilustre e querido Filho de Davi.

Deus se fez homem e, como homem, pertence a família real de Davi; mas, no tempo de seu nascimento, de real não tinha mais nada, tanto que este ilustre e querido Filho de Davi, nasceu numa gruta e teve como berço uma manjedoura.

Mentira - verdade.

A mentira tem pernas curtas, é verdade, mas a danada se espalha tão depressa!
A verdade chega um dia; mas ela vai tão devagar!

Sono - Morte.

Diz-se que o sono é irmão da morte. A diferença entre eles é que, no sono respiramos e o nosso coração pulsa; na morte não.

"Nós vivemos a temer o futuro; mas é o passado que nos atropela e mata".

O Evangelho é fermento de libertação.

"Quem se deixa contaminar por ele, pega o vírus da liberdade. Ele não irrompe com o furor das revoluções violentas, mas acaba realizando uma revolução libertadora, a revolução do fermento. Ou da semente, que rebenta dentro da terra, depois, rebenta a terra e brota, isto é, salta, força vital, empuxo para a liberdade". (Pascoal Rangel).

Jesus Cristo está voltando!

Como está voltando?! Não dizemos que Ele está no meio de nós? Não disse Ele: estou convosco todos os dias até o fim dos tempos?
A sua manifestação visível, isto sim, acontecerá um dia, não sabemos quando. Ele nos ordenou que estivéssemos sempre preparados como se Ele viesse hoje mesmo.

"O que Deus uniu, o homem não separe".

Com relação ao divórcio veja-se não apenas a situação do pobre casal divorciado, mas também a situação da pobre mãe Igreja, por muitos chamada de madrasta insensível, que sofre com o divórcio de seus filhos mas, que tem que ser fiél à Palavra de Deus.
"O que Deus uniu, o homem não separe."

Deus é a única escolha inteligente porque Ele é o Tudo, é o Ser. A outra alternativa é o Nada, o não-Ser.

Eu sou a voz que ressoa no deserto: "Preparai, facilitai, endireitai a vida, saí do labirinto do pecado!"

No meio de vós está aquele que vós não conheceis. (Jo. 1, 26)
Quem é Jesus afinal?
João não é a luz, não é o Cristo, não é Elias, nem o profeta. É Jesus que é tudo isto.
A pessoa de João, sua palavra, sua vida, seu testemunho eram tão convincentes, que muitos pensavam ser ele o Messias; não podemos nós fazer o mesmo de algum modo?
Os judeus esperavam pelo Messias como um novo Moisés libertador que renovaria os prodigios do Êxodo.
João batiza com água, Jesus batiza com o fogo e o ardor do Espírito Santo, regenerando a humanidade no mesmo Espírito.
Pessoas enviadas por Deus, não o somos também nós? Enviadas para que? Para dar testemunho de Jesus. De que jeito? É preciso dizer? Descubra! Seja criativo!
Quem és tu? O Messias? - Elias? - O Profeta?
Eu sou a voz que ressoa no deserto: "Preparai, facilitai, endireitai a vida, saí do labirinto do pecado!
Eu não sou o que vocês pensam que sou. Mas, no meio de vós está aquele que deve vir. Êle já chegou! Ele é tão grande, tão santo, que sequer sou digno de me abaixar a seus pés para desatar a correia de suas sandálias".

Por que devemos ser comedidos nas palavras?

Primeiro, porque, como diziam os antigos: falar é prata, calar é ouro.
Segundo porque em boca fechada não entra mosca.
Terceiro, porque como diz o apóstolo Tiago (3,2):
"Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito, capaz de  refrear todo o seu corpo".
Quarto, enfim, porque diz Jesus:
"No dia do juízo, os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido".
"É por tuas palavras que serás justificado ou condenado". (Mt. 12, 36)

Futuro esperança.

Para muitos, o futuro do mundo é a morte, e com ela, tudo termina. Um futuro assim não é futuro, porque o verdadeiro futuro é carregado de esperanças firmes e não de ilusões.

domingo, 8 de abril de 2012

RESSURREIÇÃO DO SENHOR - ALELUIA! -

Irmãos: Se ressussitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sendo Jesus, sempre aquele que vem, João Batista será sempre o seu precursor na pessoa dos que o anunciam.

Você quer um futuro feliz para seu filho?

Você que é pai ou mãe, você quer um futuro feliz para seu filho?
Eduque-o para a eternidade, eduque-o para Deus.

"As minhas jóias são minha família e meus empregados".




Disse Renato Aragão quando tendo sua casa assaltada por ladrões, lhe perguntaram os repórteres, se não tinham os larápios levado seu dinheiro e suas jóias.

Procura aplicar a sabedoria de Deus,

nos teus negócios, no teu descanso, no teu trabalho, no teu lazer e divertimento, enfim, em toda a tua vida.

Devemos ter apenas o necessário para viver de maneira digna.

Disse alguém que o dinheiro é como o estêrco: cheira mal, e quanto mais temos, mais mal cheira.
Daí que devemos ter apenas o necessário para viver de maneira digna, sim, mas simples. Se tivermos mais do que é necessário, devemos espalhá-lo como estêrco, devemos distribuí-lo de modo que realmente ele valha alguma coisa.
Os juros se adquirem na distribuição e não na "amealhação" desmedida, onde ele perde o seu valor e onde o seu mal cheiro intoxica e faz seu possuidor perder a razão.

Espórtula de Missa - O que é isso? -




É aquela pequena oferta que você dá quando vai pedir que a Santa Missa seja celebrada na suas intenções, em Ação de Graças ou pelos falecidos de sua família de modo especial.



Isto, porém, não significa que você está pagando a Missa, mas apenas gratificando o sacerdote pelo favor que lhe faz atendendo ao seu pedido, assim como você gratifica o jardineiro pelo trabalho que faz em seu jardim, ao taxista que o leva ao endereço que você lhe indicar, ao pintor que deixa sua casa mais bonita e assim por diante.
Não podemos equiparar o valor da espórtula com o valor da Missa, é evidente, mas a espórtula deve carregar em si, o peso da gratidão, da justiça e da alta estima, não tanto pelo favor que lhe é feito como pelo objeto do seu pedido e a pessoa a quem você quer oferecer o seu presente expresso na Santa Missa que você pede seja celebrada.
Se você pede que a Santa Missa seja celebrada em Ação de Graças é justo que  faça o sacrifício da pequena espórtula para demonstrar a Deus sua gratidão.
Se você quer que a Santa Missa seja celebrada pelos falecidos de sua família, é justo também que por este presente que você lhes faz,  pague alguma coisa para que não perca a característica de presente, isto é, algo que você adquiriu honestamente para dá-lo a quem  ama e não algo que adquiriu sem fazer nenhum sacrifício. Com relação aos pobres, a Igreja recomenda: “Os sacerdotes dispensem da espórtula da Missa e de outras ofertas os fiéis que, devido a sua pobreza, não tem condições.'
É muito importante que os católicos sejam mais generosos com seus pastores e com sua Igreja. É uma questão de justiça, caridade, apreço e gratidão.
Falando do trabalho realizado por seus apóstolos, Jesus disse: "Os operários do Evangelho são dignos do seu salário". 

A tua primeira lei deve ser o respeito a ti mesmo.

"Não te deixes impressionar por palavras alheias. Elas não devem afastar-te dos projetos honestos que tiveres firmado. Embora pensem de ti o que quiserem, procede conforme te parecer justo. Conserva-te indiferente aos insultos. Não cometas nenhum ato vergonhoso nem na presença dos outros, nem em segrêdo. A tua primeira lei deve ser o respeito a ti mesmo. O que torna o homem infeliz é falar e agir sem regra nem medida. Cala-te ou dize coisas que valham mais que o silêncio". (Pitágoras)

Uma cruz incrustada de gemas,

foi um presente ao Papa, do imperador Justiniano II que sucedeu a Justiniano em 565.
Apesar de gestos como esse, eram difíceis as relações entre os pontífices - que reivindicavam prioridade espiritual, como herdeiros de São Pedro - e os soberanos bizantinos, que desafiavam Roma em questões doutrináveis e tinham poder para impôr seus pontos de vista.

Falar é perigoso; a gente corre o risco de ser mal entendido.

Direito Romano

No ano de 529, Justiniano publica o "Corpus Juris Civilis", obra-prima do Direito Romano, no qual os legistas da Idade Média e dos Tempos Modernos estudaram esta ciência e foi também ele que serviu de base aos Códigos atuais.

Como proceder com relação aos fiéis que não vão em romaria a Medjugorje.

Bispos italianos perguntaram ao Papa João Paulo II como proceder com relação aos fiéis que não vão em romaria a Medjugorje. O Papa respondeu:
"Eles não estão rezando? Não estão fazendo penitência? Não estão frequentando o sacramento da Confissão? Não estão participando da Missa? Não é isso o que vocês querem dos fiéis?
Então, deixem esse povo em paz."       "Lasciateli andare".

É muito importante pertencer à Igreja e caminhar com ela para não errar na fé.

Se algum católico quiser caminhar sozinho, fatalmente terá a luz da sua fé diminuída e cheia de superstições que o colocarão em becos sem saída.

A fé age pela caridade.

Não podemos forçar ninguém a crer. A fé é um ato livre além de ser um Dom de Deus. Entretanto, a fé é necessária à salvação, e ela "age pela caridade" através da qual podemos levar a receber o dom da fé aqueles que ainda não crêm.