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sexta-feira, 4 de maio de 2012


- A mulher Samaritana (Jo 4, 1-42)

 1- No tempo de Jesus, os judeus estavam divididos em dois reinos: o Reino de Israel ou Reino do norte, tendo como capital por mais tempo a Samaria, e o Reino de Judá ou Reino do Sul.
O cisma, ou a separação, se deu por volta do ano 932 antes de Cristo com a morte do rei Salomão. É seu filho Roboão que provoca a ruptura, em completa independência inclusive de santuários: O Reino de Judá tinha o Templo em Jerusalém enquanto o Reino de Israel construiu o seu templo em Garizim, montanha de 868 metros. Até os nossos dias perdura uma pequena comunidade samaritana que celebra a Páscoa neste monte e conserva zelosamente o manuscrito chamado Pentateuco Samaritano. Os dois reinos não se acertavam e entre ambos havia frequentes conspirações.
2- Em 721 a.C. Samaria caiu em poder dos assírios, com o que sobreveio o destêrro de Nínive. Com a deportação de seus habitantes, a população de Samaria foi trocada por outras pessoas trazidas de diversos países. Mais tarde, voltando do exílio, os samaritanos encontravam em Samaria sua terra, gente estranha com a qual houveram por bem fazer amizade e conviver pacíficamente, construindo famílias inclusive. As consequências da mistura de raças e a tradicional rivalidade entre os dois reinos, do norte e do sul, provocaram a empatia dos habitantes do Reino de Judá que consideravam os samaritanos como hereges e raça impura. Estes lhes devolveram a inimizade construindo seu próprio templo no monte Garizim.
Até hoje os judeus não aceitam casamentos com pessoas de outras religiões; ou é judeu com judia ou pode ser com pessoa de outra religião, com a condição que se converta ao judaísmo.
3- Jesus não participa do desprêzo pelos samaritanos como se pode ver no encontro com a samaritana (Jo. 4), na parábola do bom samaritano (Lc. 10,29-37) e no juízo sobre o leproso agradecido (Lc. 17,11-19).
4- Jesus deixa a Judéia e vai para a Galiléia. Mas, para chegar à Galiléia, precisa atravessar toda a Samaria, Por onde Jesus passava ia espalhando a semente da Palavra, confirmando-a com milagres. Entrando nos limites da Samaria, ninguém mais o segue a não ser os doze apóstolos. "Os judeus não se comunicavam com os samaritanos" e vice-versa. Chegaram ao pôço de Jacó onde Jesus "fatigado da viagem, senta-se à beira do pôço" para descansar. "Era por volta do meio dia e Jesus estava com sede. Não tinha balde nem caneca para tirar água do pôço que era fundo". Não custava esperar, porque com frequência gente da cidade vinha encher os seus baldes com a água do pôço histórico. Os discípulos tinham ido à cidade comprar o almôço. O apóstolo João, deve ter ficado, presenciado toda a cena que se seguiu, escrevendo-a depois no "seu" evangelho.
5- Vem uma samaritana buscar água. Jesus pede-lhe que lhe dê um pouco da água para beber. A samaritana se espanta: Um judeu orgulhoso submeter-se a pedir água não à um homem samaritano, mas à uma mulher, isso nenhum judeu faria. A mulher procurou valorizar a sua água e não a daria com facilidade a um judeu inimigo. Jesus não se zanga; apenas lhe diz: "Se você conhecesse o dom de Deus, e quem é que lhe diz: Dá-me de beber, você é que lhe pediria e ele lhe daria uma água viva".
A mulher, pensando que Jesus lhe queria fazer este favor, disse: "Senhor, não tens como tirá-la, e o pôço é fundo. Donde tens, pois essa água viva? És porventura maior que o nosso pai Jacó que nos deu este pôço?" E Jesus: "Quem beber da água deste pôço, vai ter sede de novo, mas quem beber da água que eu lhe der, jamais terá sede. É uma água que jorra para a vida eterna". E a mulher: "Senhor, dá-me desta água para eu não ter mais sede, nem vir buscá-la aqui".
A mensagem da água viva foi dada, e Jesus passa para outro assunto percebendo que a mulher estava pronta para abrir seu coração.
6- "Vai, chama teu marido e volta cá". Não tenho marido, respondeu ela. E Jesus: Tens razão em dizer que não tens marido, pois tiveste cinco, e o que agora tens, não é teu marido.
A situação parece um tanto constrangedora pois a legislação judaica não tolerava mais que três matrimônios seguidos. A samaritana não permite que Jesus entre mais em sua vida particular. Ela deve ter percebido que, no tocante ao casamento, ela estava indo por um caminho errado. Para Jesus bastou isto e aceita a digressão da mulher que lhe diz:"Vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, embora dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar". Jesus lhe responde: Mulher, acredita-me, vem a hora em que Deus será adorado não somente no monte Garizim e não só em Jerusalém. Os verdadeiros adoradores, hão de adorar a Deus em espírito e verdade, isto é, em toda parte, e são estes adoradores que Deus deseja. Além do mais, não esqueça: "a salvação vem dos judeus", isto é, de Jesus que é judeu.
7- A samaritana, como todos os samaritanos e judeus aguardavam, para qualquer momento a vinda do Messias. Será ele samaritano? Será judeu? Jesus lhe dá a resposta à sua justa expectativa quando ela diz: "Sei que deve vir o Messias, que se chama Cristo. Quando ele vier, nos fará conhecer todas as coisas". E Jesus: "Sou eu quem fala contigo". Jesus pronuncia estas palavras humildemente, modestamente, apontando para si, num tom de intimidade, como um santo que confessa seu segrêdo. Ela adivinhou e acertou: o Messias estava ali e ela teve o privilégio de conversar com ele.
8- A samaritana deixou ali junto ao pôço o seu cântaro, foi à cidade e, em alta voz, clamava: "Venham ver um homem que me contou tudo o que tenho feito. Não seria ele, porventura o Cristo?". E lá foram eles, ter com Jesus.
O evangelista João não nos diz, mas Jesus deve ter aproveitado a ocasião para dirigir-lhes a palavra de Deus. "Muitos acreditaram em Jesus por causa das suas palavras". E diziam à mulher: Já não é por causa da tua declaração que cremos nele, mas nós mesmos ouvimos e sabemos ser este verdadeiramente o Salvador do mundo. E pediam a Jesus que ficasse com eles. E Jesus permaneceu ali dois dias.
                   

Lições:
a). Não desprezar aqueles que nos desprezam. Aproveitar de oportunidades para conversar com eles.
b). Praticar as obras de misericórdia ensinadas por Jesus quando falou sobre o juízo final.
c). Jesus pediu água à samaritana (Mt. 25, 31-46)
d). Na oração, conversar com Jesus para ouví-lo e fazer-lhe perguntas para aprender, como fez a samaritana.
Para algumas respostas, Jesus mandaria consultar a Bíblia.

e). Conhecendo melhor a pessoa de Jesus, fazer como a samaritana: propaganda.
                                                    
Notas:
1) "Ter tido cinco maridos é muito para uma mulher que parece ainda muito nova. Ela deve ser, ao mesmo tempo, sedutora e decepcionante. Deixou os maridos com a mesma facilidade com que os consquistou. Fez-se repudiar mais do que uma vez; finalmente, não encontrando com quem se casar, vive com um homem que não é seu marido". (P.R. Bernard, O. P.)
2) A samaritana disse a Jesus que o pôço era fundo. "É um dos pôços mais fundos da Palestina; o nível da água está mais de trinta metros abixo do solo". (P.R. Bernard, O.P.)
                                                 
Livros consultados:
1- Bíblia Sagrada. Ed. Ave Maria, edição de estudos.
2- Dicionário de termos religiosos e  afins. Aquilino de Pedro. Ed. Santuário.
3- O mistério de Jesus. P. R. Bernard, O.P. Tomo I. Ed. Sampedro, Lisboa. Portugal.

                                              

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